Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 07/03

Humor
Renato Terra, roteirista e autor de “Diário da Dilma”, fez humor em artigo na “Folha de S. Paulo” ao afirmar que Donald Trump quer transformar o mundo num imenso Balneário Camboriú. Sua conclusão: o presidente americano acredita que só o turismo pode trazer a paz, dispensando o liberalismo, o conservadorismo, o fascismo ou nacionalismo.
Assunto velho 1
Pela enésima vez este espaço se ocupa com uma notícia que ao longo de décadas não se confirmou. Agora talvez aconteça, de fato. Foi lançada a licitação para escolher empresa interessada em modernizar o complexo turístico do mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra.
Assunto velho 2
Além de infraestrutura de lazer, cultural, gastronômica e estacionamento, o projeto prevê a construção de um pavilhão principal, com anfiteatro, praça de eventos e lojas, além da instalação de restaurantes temáticos. O acesso ao espaço permanecerá gratuito. Estudos de arquitetura e engenharia também propõem um atrativo que explore melhor a vista a ser contemplada no mirante, como uma ponte de vidro. O mirante, que é um dos cartões-postais mais bonitos de SC, nunca foi verdadeiramente valorizado como merece.
Luto
Morreu sexta-feira, em Brasília, onde residia, aos 88 anos, o notável professor e historiador catarinense Osvaldo Della Giustina. Membro da cadeira 34 da Academia Catarinense de Letras, foi uma extraordinária personalidade na educação e na cultura de SC, como fundador da Unisul, Udesc e Acafe. Como escritor, seu livro referencial, elege seu colega de ofício Deonísio da Silva, é "O mistério de tudo", publicado no Brasil e em Portugal.
Encenação
Os informantes deste espaço em Balneário Camboriú relatam duas novidades nestes dias de Carnaval na cidade. A primeira: alugar carros luxuosos, como Ferraris, para desfilar e exibir-se ao máximo, incluindo fazer barulho com escapamento aberto, na Avenida Atlântica. A segunda: a presença de guarda-costas no entorno de ilustres desconhecidos, identificados como “equipe de segurança”, nos pontos de maior badalação.
Buchicho
Não se fala noutra coisa nas altas rodas da Ilha de SC. Um famoso ex-jogador de futebol, incluindo a Seleção, teve que se mudar de um edifício de luxo (a taxa de condomínio é R$ 12 mil) depois que duas moradoras se engraçaram com ele. Sua mulher ficou sabendo, pediu as gravações do circuito interno e confirmou o assédio. Ele não teve saída diante da ameaça de separação: mudou-se para uma mansão distante 35 quilômetros.
Fogo amigo
Não está sendo fácil para o governador Jorginho Mello ter o MDB como aliado no seu projeto de reeleição. Quem deve assumir a Secretaria da Agricultura por estes dias é o deputado federal Carlos Chiodini, no lugar do ex-deputado federal Valdir Colatto, ex-MDB e agora PL. Consta que ele não foi consultado sobre o motivo para ser pressionado a se excluir do primeiro escalão do governo estadual.
Cultura nas capitais 1
A Pesquisa Cultura nas Capitais constatou que 62% dos entrevistados afirmam ter lido livros nos últimos 12 meses; 51% acessaram jogos eletrônicos e 48% foram ao cinema. Já as atividades menos consumidas são concertos, saraus e feiras de livros: 71% nunca assistiram a um concerto; 66% nunca foram a um sarau e 44% nunca frequentaram uma feira de livros.
Cultura nas capitais 2
As capitais do Sul, como Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba, lideram em diversos indicadores. Porto Alegre está na frente em leitura de livros (com 72%). Florianópolis se destaca na frequência a museus (com 37%) e shows de música (com 56%).
Aterrissando
A procura on-line por passagens aéreas para o Brasil no Carnaval deste ano subiu 74% na comparação com o mesmo feriado no ano passado, de acordo com dados inéditos da Decolar. Entre os destinos brasileiros, o Rio de Janeiro é o maior destaque para o período da folia, impulsionado pelos desfiles das escolas de samba na Sapucaí e blocos de rua. Na sequência, em segundo lugar, está Florianópolis (atraindo principalmente turistas da América do Sul). Depois, vem São Paulo, que também conta com agremiações no Anhembi e cortejos pelas ruas. Completam o top dez Recife (4º lugar), Natal (5º), Salvador (6º), Maceió (7º), Belo Horizonte (8º), Fortaleza (9º) e Curitiba (10º).
Queda
Um assunto que não cala no universo das artes visuais de SC: caiu a administradora do Museu de Arte de SC (Masc), Ana Paula Weschenfelder. Personalista, segue na Fundação Catarinense de Cultura, onde é concursada. Há muita expectativa em torno do assunto - quem poderá ocupar o cargo e retirar o Masc de um período cinzento e mais adequado aos pressupostos museológicos. A formação da Ana é música. O que os diretamente interessados querem é alguém que seja no mínimo das artes visuais; se não for, que tenha mais alcance neste universo.
“Suprema” indecência
O 1% de decência que ainda resta ao Supremo Tribunal Federal está ameaçado. A corte decidiu, por 7 votos a 4, que juízes podem julgar processos nos quais uma das partes seja cliente de um escritório de advocacia de seus cônjuges ou parentes de até 3º grau. Regra do Código de Processo Civil que impedia essa situação foi considerada inconstitucional. Para o decano Gilmar Mendes, relator da divergência, juízes não têm como verificar a carteira de clientes de escritórios de familiares, tornando a restrição inviável. De rir para não chorar.
Patrimônios culturais
Estão quase prontos para aprovação em plenário na Assembleia Legislativa projetos que buscam inserir novos itens ao Patrimônio Cultural do Estado. São o cavalo campeiro marchador das araucárias e a capoeira.
Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045