Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 02/10
Assunto ignorado
Desde o início da campanha eleitoral até agora, nenhum dos candidatos a prefeito nas principais cidades de SC abordou o assunto crise climática em suas plataformas, embora todas, durante boa parte das últimas semanas, estivessem cobertas por fumaça espessa em razão das queimadas. É lamentável que a crise ambiental, que afeta cada dia mais o cotidiano do eleitor, permaneça distante das urnas.
Voto do idoso
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de SC, exatos 515.587 eleitores com mais de 70 anos estão aptos a ir às urnas neste domingo, o equivalente a 9,15% do total. Para quem tem mais de 70 anos o voto é facultativo. A lamentar que a maioria dos candidatos a prefeito não incluiu como deveria este segmento do eleitorado em suas plataformas.
Amazônia, aqui
Seguem a todo ritmo as obras de construção do Amazon Parques & Resorts, em Penha. Será o primeiro resort do mundo com temática amazônica. Com uma área total de 20 mil m² distribuída em três torres, o resort oferecerá acomodações para até 1.056 hóspedes, com múltiplas atrações, como uma piscina de 420 m², brinquedos aquáticos, trilhas ecológicas, quadras de beach tennis e tirolesa.
Frustração
Quem visita (ou quer visitar, informando-se antecipadamente) os parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, cuja concessão pertence a uma empresa privada, se frustra com o valor dos ingressos, de R$ 102 por pessoa. Um programa em família fica muito caro, convenhamos. Conforme a imprensa sulina catarinense, a comunidade do entorno e os operadores de turismo reclamam que os investimentos esperados, como mirantes de vidro e pontes suspensas, detalhados na concessão, ainda são uma miragem.
Gusttavo Lima
Apesar das notícias negativas recentes sobre ele, o cantor Gusttavo Lima mantém sua agenda cheia. Suas próximas apresentações em SC serão dias 5 e 6 de janeiro de 2025, em Florianópolis, no Parador Internacional, e Balneário Camboriú, na Arena Open Camboriú.
Vinho “Juarez”
Edson Machado, presidente do Instituto Internacional Juarez Machado, está mandando os disputadíssimos convites para o pré-lançamento, dia 9, às 19 horas, do vinho "Juarez Machado", na sede do instituto, em Joinville. Trata-se de um blend produzido com uvas francesas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Malbec e Merlot , safra 2022, pela vinícola pioneira de altitude Villa Francioni, de São Joaquim. São seis rótulos exclusivos e colecionáveis.
Em sociedade
Como dizia o lendário colunista social florianopolitano Zury Machado, “em sociedade tudo se sabe”. O bafão do momento envolve um milionário octogenário de origens interioranas, que recentemente divorciado, arrumou uma noiva e agora vai ser pai. Mas para ter certeza disso exigiu que a amada fizesse o exame de DNA.
Seleção catarinense
Sem os estrelismos daquele bando de mercenários que acham que jogam futebol, a seleção brasileira de futsal masculino, que está na semifinal do campeonato mundial da modalidade, tem cinco atletas catarinenses no elenco. São os goleiros Willian (de Jaraguá do Sul) e Diego Roncaglio (de Blumenau), o ala Dyego (de Palmitos), e os pivôs Pito (de Chapecó), e Ferrão (de Chapecó). O técnico Marquinhos Xavier também é catarinense de Joinville. A grande final será neste domingo, em Tashkent, no Uzbequistão.
Crime hediondo
A partir de um recurso originário de SC, o Supremo Tribunal Federal vai analisar se uma pessoa condenada por crime hediondo que seja ré primária no mesmo tipo de crime e tenha cumprido metade da pena pode progredir de regime e ter o benefício do livramento condicional e da saída temporária. Para isso, os “supremos” terão que decidir se é possível aplicar retroativamente a esses casos apenas partes favoráveis de normas que permitam esses benefícios.
Corrupção recorde
A imagem de SC no resto do país é excelente, nos mais variados aspectos. Mas há senões e com um melancólico recorde nacional: nenhum outro Estado registrou mais casos de prefeitos presos por corrupção nos últimos quatro anos: 28. Como tem 295 municípios, as prisões correspondem a impressionantes 9,4% dos gestores municipais. Faça-se justiça diante dessa triste realidade: tudo seria diferente, e muito pior, se não fossem as operações da Polícia Civil, do Ministério Público e do Judiciário estadual.
Certeza de vitória 1
A guerra pelo voto em São José, quarta maior cidade e colégio eleitoral de SC, é no curral bolsonarista. O ex-presidente apoia a ex-prefeita Adeliana Dal Pont, do PL, enquanto o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal na gestão Bolsonaro, Silvinei Vasques, tem subido no palanque do atual prefeito, que concorre à reeleição, Orvino Coelho (PSD). A afinidade entre os dois é tanta que Coelho já antecipou que, se eleito, fará de Vasques seu secretário de Projetos Especiais, em pasta que seria criada.
Certeza de vitória 2
Conforme o próprio Orvino, sua proposta é que o ex-diretor da PRF comande iniciativas estratégicas diversas, como a construção da avenida Beira-Mar, no populoso distrito de Barreiros, e um projeto de complexo hospitalar. Também ficaria com a delicada tarefa de comandar ações em relação à crescente população em situação de rua.
Apuração cara
Dizem as folhas que o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos, está atrás de R$ 2,5 milhões para financiar a apuração sobre o aumento de células nazistas no país, principalmente em SC (Florianópolis e Blumenau), onde realizou uma missão em abril passado.
Moradores de rua
Outra missão do mesmo CNDH em SC, seis meses atrás, investigou denúncias de violência contra moradores de rua. Não se sabe, até agora, que resultados obteve, e como conseguiu conduzir as ações diante da normativa do STF que proíbe remoções forçadas.
Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045