Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 01/11
Megalomania 1
Com mais de 170 andares e cerca de um quilômetro de altura, “o prédio mais alto do mundo” é a aposta de Sorocaba, no interior de São Paulo, para ganhar projeção e fomentar o turismo, como está fazendo Balneário Camboriú. Sua prefeitura diz que a obra criará 5 mil novas vagas de trabalho, diretas e indiretas, gerando um investimento de R$ 2 bilhões por parte da iniciativa privada.
Megalomania 2
A estratégia de construção de arranha-céus imensos está sendo cada vez mais copiada Brasil afora, como Palmas, João Pessoa, Goiânia, Barueri (SP) e Rio Verde (GO), não sem divergências. Uns criticam por representar ostentação e entraves ao bem-estar social; outros elogiam, por ser uma oportunidade válida de atrair investimentos. O arquiteto e urbanista carioca Carlos Murdoch questiona a viabilidade do projeto paulista, que classifica como “desnecessária afirmação do ego urbano”. Pensando bem…
Cadastro de pedófilos
Ficou pronto para deliberação em plenário, projeto do deputado estadual Carlos Humberto que propõe criar um cadastro dos pedófilos e agressores sexuais no Estado. Argumenta de sua necessidade: a cada ano cerca de 6 mil crianças são abusadas em SC, número que eleva-se em outros milhares se forem consideradas adolescentes e mulheres.
Mercado imobiliário
O incrível aquecimento do mercado imobiliário de Florianópolis tem “heterogeneidades” como dizem no meio. Um estudo do DataZap publicado ontem diz que no último ano o bairro Ingleses do Rio Vermelho, no norte da Ilha de SC, foi o mais procurado para compra (16,25%) quanto para locação (18,3%) de propriedades residenciais na Capital catarinense. O bairro fica distante 40 quilômetros do Centro e tem tido episódios crescentes de insegurança pública.
Transplantes
Em 27 de outubro de 1999 – portanto há 25 anos - começou a funcionar a Central Estadual de Transplantes de SC, a SC Transplantes. Desde então permitiu uma nova vida a mais de 23 mil pessoas. Parabéns!
Exceção
Uma informação chamou a atenção numa reunião na Secretaria de Estado da Segurança Pública, quinta-feira, para avaliação das operações realizadas durante o show de Paul McCartney, dia 19, no estádio Ressacada: não houve nenhuma ocorrência ligada à integridade das pessoas e praticamente nenhum registro de furto. A vigilância policial foi impecável.
Castigo
Se SC detém um recorde de prefeitos presos por corrupção – 28 desde 2020 e seis de também ver o sol nascer quadrado nos próximos dias e semanas – as condenações dos que já perderam o cargo por aquele malfeito também são recordes. Saiu quinta-feira a sentença de um ex-prefeito de Corupá, flagrado na Operação Mensageiro: 41 anos e um mês de cadeia.
Lavanderia
Terça-feira, 29, foi o Dia Nacional de Prevenção à Lavagem de Dinheiro. A boa notícia: de janeiro a outubro deste ano, 1,8 milhão de transações bancárias foram processadas pelo Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro do Ministério Público de SC. Nesse tempo identificou R$ 33,8 milhões com indícios de ilicitude, montante relacionado à análise de 109 pessoas físicas e 44 pessoas jurídicas.
Motivação ideológica 1
A seccional de SC da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) denunciou ter motivação ideológica na decisão da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc) de negar financiamento a projetos para investigar questões como gênero, sexualidade e movimentos políticos. A alegação é que “não contribuem com o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado, conforme exigência da chamada pública”.
Motivação ideológica 2
Os títulos de alguns dos 12 projetos parecem falar por si quanto a “importância”: "Subjetividade pornô: do capitalismo disciplinar a era farmacopornográfica"; "Morrer de prazer, morrer por amor, matar de prazer, matar por amor, prazer e morte em A Volúpia do Pecado, Copacabana Posto 6 e A Noite Tem Mais Luzes, de Cassandra Rios"; e "Defensorias Públicas na América Latina: O caso da Defensoria LGBT em Buenos Aires".
Desgraça
Na lista de desgraças que se abatem sobre o Figueirense, mais uma. Saiu recentemente um ranking dos 10 piores estádios de clubes das primeiras divisões do futebol brasileiro e o Orlando Scarpelli está lá, em sexto. Mas o que surpreende é o pior de todos: o Heriberto Hulse, do Criciúma.
Ativismo judicial
Sobre nota, aqui, sábado, o leitor pede para citar um exemplo de ativismo judicial, aquele que bolas de cristal dizem que vai pôr seu intrometido dedo no projeto da “BR-102”. Dois: a interrupção, por inúmeras vezes, da construção de uma ponte nova sobre o canal da Lagoa da Conceição, por causar “impactos ambientais”, e do projeto de um complexo náutico na Avenida Beira-Mar Norte, também na Ilha de SC, por comprometer uma “floresta urbana”.
Dirigir embriagado
Passou por mais uma comissão - a de Viação e Transportes - da Câmara dos Deputados, projeto do deputado Valdir Cobalchini (MDB-SC) que aumenta as penas de crimes de trânsito praticados sob a influência de álcool ou de outra substância psicoativa. A atual, de reclusão de cinco a oito anos, passa a ser de cinco a 18 anos.
Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045