00:00
21° | Nublado

RAUL SARTORI - 2ª QUINZENA DE JUNHO

Foto: Reprodução

Publicado em 20/06/2016

Discórdia (foto)

Participantes de audiência pública para discutir a segurança pública em Florianópolis, ficaram surpresos com números divergentes divulgados pelo próprio governo. O comandante da 1ª Região de Polícia Militar, que abrange todo o município, coronel Renato Cruz Júnior, afirmou que o efetivo disponível atualmente é de 630 policiais. Pouco antes, o delegado Werner Furlanetto, representando a Secretaria da Segurança Pública,  disse serem 1.902. Uma baita diferença. Afora isso, uma constatação preocupante: a criminalidade na Capital está em alta. Em 2015, foram registrados mais de 120 mil boletins de ocorrência e neste ano, até maio, 61 mil.

Aperto

Está se fechando o cerco da Operação Lava Jato  que, em um de seus tentáculos, teria chegado à ex-senadora e ex-ministra Ideli Salvatti, hoje empregada na OEA. Aquele passarinho veio dizer que o escândalo pode vir à tona nas próximas semanas ou dias. 

Centralizador

Dizem potins políticos que o Palácio do Planalto está convencido de que Gilberto Kassab já recebeu tudo que lhe é de direito no fatiamento dos cargos de segundo escalão. Mas quer mais, muito mais. E só pensa em si. Não  consta que o cacique-mor e ministro do PSD tenha consultado ultimamente o único governador do partido, Raimundo Colombo, para discutir assuntos importantes.

Indiferença

O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) está desconsolado, e com razão, com a falta de mobilização da população, sem panelas, bandeiras e camisas verde-amarelas nas ruas,  diante dos pedidos do Ministério Público Federal para a prisão de graúdos integrantes da cúpula do PMDB nacional, por suspeita de tentativa de obstrução da Operação Lava Jato.

Assédio

A Secretaria Estadual de Segurança Pública está à beira do estresse. Só foi anunciar que nomeou 485 novos policiais civis que dezenas de prefeitos não param de cobrar urgentes reforços de efetivos em seus municípios.  

Chantagem

Está se vendo no momento a “qualidade” do Congresso Nacional, em que o  presidente interino, Michel Temer, está sob intensa pressão de senadores que se dizem indecisos sobre o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Indecisos só para a cara deles. O ex-craque Romário entre eles. Querem mesmo são vantagens. Felizmente, não constam catarinenses entre estes maus políticos.

Parlasul

O deputado estadual Leonel Pavan (PSDB) acaba de assumir a presidência do Parlamento do Mercosul (Parlasul), que congrega deputados dos estados do Rio Grande do Sul, SC, Paraná e Mato Grosso do Sul. A importância desta entidade  é muito discutível. Houve quem a cunhasse de “Parlatur”, tal o número de viagens de seus integrantes.

Por fora

Causou estupor na CPI da Assembleia Legislativa que investiga a falsificação de medicamentos em SC o depoimento do presidente da Federação dos Transportes em Transportes Rodoviários  no Estado, João José de Borba. Afirmou desconhecer detalhes sobre o transporte de remédios e outros produtos farmacêuticos, o uso de estimulantes por caminhoneiros e roubo de cargas em SC. Até pareceu aquele que foi presidente da República, que não sabia de nada o que acontecia à sua volta.

Homofobia 

Deve ser responsabilizado, sim, o autor ou autores, de repulsivo banner com caricatura de Anita Garibaldi, exposto durante a Festa Nacional do Pinhão, em Lages. Questionava a cidade natal  da heroína catarinense. A peça exibia Anita mirando um boneco com o nome de Laguna. E um texto “explicativo” dizia: “Laguna é conhecida nacionalmente como terra de boiola. Logo, é impossível ter nascido lá! Alguém duvida?”. A Fundação Lagunense de Cultura está fazendo uma interpelação junto à prefeitura de Lages.

Alienação dos pais

Em relatório resumido de uma auditoria operacional, o Tribunal de Contas do Estado identificou, dentre outros,  um dos problemas mais significativos que afetam o ensino médio oferecido pela Secretaria Estadual de Educação. Tanto quanto a deficiência na capacitação de gestores das escolas e  a alocação insuficiente de recursos para atender o custo mínimo por aluno, está a falta de participação da comunidade na elaboração do projeto político-pedagógico e planejamento anual.

Em rede

Malfeitores e corruptos, atenção! O eficiente Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de SC foi reestruturado. A partir de agora, a força-tarefa que atua na repressão dos crimes de maior complexidade ou relevância social  tem uma coordenação-geral e núcleos regionais. A mudança tem como objetivo uniformizar e otimizar ainda mais sua atuação.

Frustração

O ganho de causa em uma ação trabalhista não garante a efetiva execução de seu pagamento a quem de direito. Impressiona saber que em SC são 63 mil processos que se encontram nesta fase, sendo 24,2 mil deles em “arquivo provisório”, ou seja, com poucas chances de serem resolvidos. Em 2015 as varas catarinenses iniciaram 23,1 mil processos de execução e encerraram 18,8 mil. Ao todo, foram repassados aos autores de ações trabalhistas R$ 554 milhões. Em um fórum, em Florianópolis, há dias, discutiu-se  técnicas e ferramentas disponíveis aos juízes para evitar a ocultação de patrimônio pelas empresas na tentativa de driblar a cobrança de dívidas.

Sofrimento

Toda mulher que é submetida à mastectomia tem direito a implante mamário, garantido pela lei federal 12.802/2013. Mas isso não é fácil. Em SC, diz a Secretaria de Saúde, o tempo para atender tal direito vai de dois a quatro anos, pelo SUS. Caso seja negado, ou o procedimento esteja demorando muito, a mulher deve procurar a Defensoria Pública.

SC Melhorou 

SC, felizmente, caminha para deixar as últimas e humilhantes posições no ranking nacional de menor cobertura de rede de esgoto. A Casan divulgou que os investimentos realizados pela empresa nos últimos cinco anos fizeram com que o Estado saísse do índice de esgotamento sanitário de 19% para 47%.

Prejudicial

Vez ou outra alguém invade uma escola, o que levou a aprovação, pela Assembleia Legislativa, de projeto que exigia prévio credenciamento para a entrada de pessoas nos estabelecimentos da rede estadual de ensino. Em que ele ajudaria? Nada! Pelo contrário, afugentaria, detonando todo esforço atual de aproximação das escolas com as respectivas comunidades. Providencialmente, o governador Raimundo Colombo o vetou.

Boicote

Alô mulheres que tanto protestam contra o estupro coletivo no Rio de Janeiro: que tal não ouvir, cantar, comprar e não ir a shows (e desestimular que também não façam seus maridos, namorados, noivos e amantes) de cantores e grupos (de funk e sertanejo universitário, em especial) cujas letras de músicas só fazem diminuí-las, ofendê-las, quando não tratá-las como se fossem prostitutas? É assim que se começa a ter respeito próprio, dignidade, altivez.

Caixa preta

Deputado estadual de oposição, Rodrigo Minotto (PDT) causou certo frisson na Assembleia Legislativa, ao apresentar pedidos de informação ao Governo do Estado sobre o valor disponibilizado, durante 2015, para custeio da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc), da SC Participações e Parcerias (SC Par), e da Corretora de Seguros e Administradora de Bens Móveis e Imóveis (Bescor). Hum...

Torradinho!

O Figueirense assinou contrato com a empresa Flavored Popcorn, que vai explorar o comércio ambulante nos domínios do estádio Orlando Scarpelli. Vendedores diversos, inclusive de amendoim, que queriam continuar a venda, foram à justiça alegando “esbulho processório”. Perderam.

O exemplo

Nas mídias sociais há muitas criticas à resolução do governo estadual, depois suspensa, de bloquear a concessão de progressão funcional a servidores civis e militares, e uma cobrança insistente ao governador Raimundo Colombo para que diminua os cargos comissionados e o número das agora chamadas Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs), que são 36. E, como se sabe, salvo algumas exceções, cabide de empregos.

Na malha

A força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba foi instada a buscar informações sobre o financiamento de iniciativas culturais envolvendo a Lei Rouanet. O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle vai mandar para os operosos procuradores a lista e detalhes dos 100 maiores recebedores ou captadores de recursos nos últimos 10 anos. Aquele passarinho veio dizer que há beneficiários de SC. Mas isso não quer dizer que, necessariamente, tenham culpa no cartório.

Conta

A área financeira do governo estadual se debruça diariamente sobre contas, informando o governador de cada detalhe, sempre de forma preocupante nos últimos meses. O fato é que a arrecadação estadual deve aumentar 1% neste ano, enquanto será de 10% o crescimento nos gastos com folha e serviços.

Ilegal

Onde está a assessoria jurídica da Assembleia Legislativa? A instituição do Fundo Estadual de Apoio aos Hospitais Filantrópicos, ao Hemosc e Cepon, ao qual se pretende destinar as sobras dos recursos orçamentários (duodécimo) dos poderes, tem que ser, necessariamente, iniciativa do Executivo. Qualquer estudante calouro de Direito sabe disso.

Já foram

O rebaixamento da Base Aérea de Florianópolis para núcleo é mais uma perda de SC para o Rio Grande do Sul, para onde deve ir a unidade de aviação e patrulha (Esquadrão Fênix). O mesmo destino tiveram, em  anos idos,  transferidos de Florianópolis, as sedes do Comando Aéreo Regional e do 5º Distrito Naval.

Tradicionalismo

O famoso gaiteiro Renato Borghetti, motivado pelo deputado estadual  Gabriel Ribeiro (PSD), se interessou pela possibilidade de implantar em Lages uma unidade do projeto social Fábrica de Gaiteiros, que já tem oito salas de aula em sete cidades gaúchas (duas em Porto Alegre). Nelas formam-se gaiteiros entre 7 e 15 anos, gratuitamente.


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?