00:00
21° | Nublado

Raul na sexta
CPI do futebol | Gripe x infarto | Água ruim | Celular em sala e muito mais

A CPI do futebol vista pelo humor de Ed. Carlos ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 10/05/2024

CPI do Futebol 1

CPI do Futebol, instalada no Congresso Nacional, que está investigando supostas irregularidades no futebol brasileiro, vai ouvir Bráulio da Silva Machado, árbitro do quadro de Federação Catarinense de Futebol, da CBF e da Fifa. Como se vê, super qualificado. O motivo é sua atuação na vitória de 4 a 3 do Palmeiras sobre o Botafogo no ano passado, que foi determinante para a conquista do título brasileiro pelo clube paulista.

 

CPI do Futebol 2

No meio desse imbróglio, Bráulio, 44 anos, que é lagunense e professor de educação física, viu-se, há dias, personagem de inquérito do Ministério Público Federal que investigou um invasor do sistema SUS que inseriu dados falsos sobre ele, de forma que, com a fraudulenta adulteração, foi dado como morto. O criminoso, ainda inseriu palavrões contra Bráulio. Um dos mais suaves foi “ladrão”.

 

Animais

Ficou pronto para decisão em plenário mais um projeto que castiga pessoas condenadas por crimes de maus-tratos aos animais em SC: ficarão impedidas de serem nomeadas para funções gratificadas. Quem sabe a violência diminua.

 

Gripe x infarto

Estudo realizado pela Sanofi em parceria com a ALS Brasil mostra que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos. Mostrou também que 47% têm conhecimento de que o vírus da gripe/influenza pode causar um alto impacto em órgãos vitais como coração, pulmão e cérebro, principalmente em idosos.

 

Prevenção

Quem já não emprestou seu carro para um amigo e se arrependeu? Um caso: a Justiça Federal negou a devolução de veículo apreendido na zona aduaneira de Dionísio Cerqueira porque foi usado, por terceiro, que o pediu emprestado, para transportar contrabando de mercadoria estrangeira. Sua culpa: forneceu o meio material para a ilícito fiscal, concorrendo para a sua existência.

 

Intervenção

Pergunta que não quer calar: para quem foi enviada a conta da “intervenção pictórica” que adeptos da “cultura woke”, certamente com a autorização de alguém, fizeram na cobertura do Planetário da Universidade Federal de SC? Imagina-se agora qual será seu próximo alvo.

 

Memória

Se fosse vivo, o cineasta catarinense Rogério Sganzerla teria completado 78 anos no último sábado, 4. Celebrizado pela obra prima “O Bandido da Luz Vermelha” numa carreira de 37 anos e 27 filmes, morreu em 9 de janeiro de 2004.

 

Convivência

A que ponto chegamos. O Centro de Florianópolis, tão famoso quanto histórico, pede socorro, que está vindo. A CDL, junto com a Prefeitura, programou uma série de ações, nesta semana, para criar um ambiente de convivência pacífica, segura e ordenada. É a campanha “Conviva Centro”. Com o aumento esperado de pessoas na área central, devido do Dia das Mães, a iniciativa visa proporcionar um ambiente de bem-estar e tranquilidade para os consumidores e comerciantes. O principal objetivo é aumentar a percepção de segurança para todos os frequentadores.

 

Celular em sala

Vários projetos de lei tramitando no momento na Assembleia Legislativa envolvem restrições ao uso de celulares nas escolas e sobre o combate à dependência tecnológica entre crianças e adolescentes. Para não ficar perdendo tempo em assunto já deliberado, uma dica deste espaço: há em SC a lei estadual 14.363, uma das primeiras do Brasil, de quase 20 anos, permitindo que os estudantes levem  o aparelho consigo, desde que permaneça guardado nas mochilas, no modo silencioso, enquanto na sala de aula.

 

Concurso fajuto

Há dois meses, o município de Arroio Trinta, no Meio-Oeste, fez concurso público e contratou os aprovados. Só que depois descobriu-se que de 30 questões de uma das provas, 24 eram cópias literais disponíveis na internet, enquanto outras seis apresentavam diferenças apenas na ordem de alternativas de resposta. O certame será anulado. Imagina-se quantos outros seguem a mesma malandragem por parte das empresas contratadas para realizá-los. E ninguém fica sabendo ou denuncia.

 

Água ruim

Diversos órgãos públicos com atuação na área do meio ambiente reuniram-se semana passada em Florianópolis para discutir ações voltadas a melhorar a qualidade da água tratada para abastecimento da população em SC. O quadro assusta: o mais recente relatório da qualidade da água das bacias hidrográficas da Mata Atlântica aponta que apenas 6,9% dos rios monitorados no bioma têm qualidade de água boa, 75% é regular e 18,1%, ruim e péssima.

 

Censura

O evento Censura e Literatura Infantojuvenil, nesta quinta, na Academia Brasileira e Letras, em São Paulo, terá SC como pano de fundo por conta de dois episódios recentes: a ameaça de recolhimento, aqui, em março, do romance "O Avesso da Pele", de Jeferson Tenório, e a destinação, literal, para o lixo, do livro infantojuvenil "Aparelho Sexual e Cia.", pela prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel (PL), em vídeo publicado nas redes sociais, em abril.

 

Piada pronta

Mais uma deste país da piada pronta: o escorregadio ministro-presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, teve a cara de pau de alterar lei federal e autorizar sigilo sobre o uso – que se sabe ser abusivo -  de jatos da FAB, alegando “riscos à segurança” das autoridades. Socorro!

 

Status

Autointitulados “bilionários” e “milionários” de uma conhecida região de SC pediram a alguns dos trocentos colunistas sociais e influencers que não fossem mais definidos assim, já que entre outros dissabores vinham recebendo visitas inesperadas de cobradores e de auditores da Receita Federal, em busca de “incongruências” em suas declarações de renda.  Pediram que, no máximo, fossem definidos como “magnatas”.

 

Agamia

Sem filhos, nem parceiros fixos. Essa nova forma de relacionamento dos jovens se chama agamia. A expressão, de origem grega, junta o “a” (não ou sem) e “gamos” (união íntima ou casamento). É bom anotar: vai se falar muito disso de agora em diante. Pudera. Estima-se em 80 milhões o número de solteiros no Brasil, contra 63 milhões de casados.

 

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?