00:00
21° | Nublado

Pulverização de inseticida será feita nesta terça e quarta, 24 e 25, na Capital

Aplicações acontecerão às 17h (Foto: Divulgação/PMF) **Clique para ampliar

Publicado em 23/05/2022

Nesta terça-feira, 24, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Florianópolis fará a pulverização de inseticida para controle do mosquito Aedes aegypti, nos bairros Ingleses e Capivari. Já na quarta´feira, 25, será a vez dos bairros Saco Grande e Monte Verde. As duas aplicações estão agendadas para começar às 17 horas. De acordo com o CCZ, se chover, a aplicação será cancelada.

A Prefeitura de Florianópolis lembra que o município está infestado pelo mosquito Aedes aegypti, com mais de 4.000 focos apenas neste ano. Em 12 de abril de 2022, foi publicado o Decreto n. 23.790, que trata de situação de emergência e epidemia de dengue no município. O Programa de Controle do Aedes aegypti desenvolve atividades operacionais de campo, como a pulverização de inseticida em regiões em surto/epidemia ou infestadas pelo mosquito com casos confirmados de dengue, chikungunya e Zika vírus.

De acordo com o CCZ, o produto é recomendado pelo Ministério da Saúde para ações de controle de fêmeas adultas de Aedes aegypti. Para mais informações sobre o produto, vide Nota Técnica do Ministério da Saúde no 1/2020-CGARB/DEIDT/SVS/MS.

Recomendações para os moradores

Durante a aplicação, o CCZ pede que se mantenha portas e janelas abertas, e cubra alimentos, roupas, bebedouros e aquários. Os animais de estimação devem ser mantidos nos fundos do imóvel.

Ações 

Neste ano, a aplicação do inseticida Cielo foi realizada em diferentes bairros, como Jurerê Internacional, Ingleses, Campeche, Lagoa da Conceição, Estreito, Trindade, Agronômica, Itacorubi, Centro, Coloninha, Capoeiras, Córrego Grande, entre outros.

O Centro de Controle de Zonoses de Florianópolis lembra  que a melhor estratégia de controle de mosquitos é eliminar ou alterar (vedar, telar, furar...) depósitos com acúmulo de água, e que a pulverização isoladamente tem eficácia limitada.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, 3338-9004.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI