00:00
21° | Nublado

Projeto promete um novo momento para Capital
Complexo de lazer e entretenimento é audacioso e a frente de seu tempo

A obra é uma parceria público-privada, e não envolve investimento financeiro por parte da Prefeitura (Fotos: Divulgação/PMF)

Publicado em 23/10/2021

Foi apresentado na sexta-feira, 22, o projeto arquitetônico do Parque Urbano e Marina Beira-Mar, um dos maiores e mais aguardados empreendimentos que será construído nos próximos anos em Florianópolis. A apresentação do projeto encerrou a fase 3, em que foram realizados também os estudos geotécnicos e de batimetria da área de concessão e adjacências, confecção do projeto e outras etapas. 

Além da Marina e Parque especificamente, o local vai contar também com espaços de convivência, cerca de 10 restaurantes, mais de 10 quiosques, mercado gourmet e outros serviços. A previsão de início das obras é janeiro de 2023 e conclusão em julho de 2025.

O complexo irá resgatar a relação da cidade com o mar, o Parque Marina Beira-Mar vai fortalecer as atividades econômicas existentes no entorno do empreendimento com a possibilidade de gerar mais de 2100 empregos diretos e indiretos. Criado a partir da leitura de escritórios de arquitetura locais, tendo à frente os arquitetos Giovani Bonetti e Juliana Castro, o espaço terá sua execução custeada, realizada e explorada pela vencedora da licitação, a JL Construções Ltda, empresa que também foi responsável pela construção da marina de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O direito de uso é por 30 anos.    

O Parque Urbano será um local democrático, com espaços públicos para lazer e prática de esportes, de acesso gratuito a todos, além de espaço náutico público previsto e espaços mistos com restaurantes, local para eventos, lojas, quiosques e beach clubs. “Essa obra tem também um retorno à população em forma de espaço público. Será mais um local de encontro e que proporcionará ainda mais bem-estar e qualidade de vida à população”, reitera o prefeito da Capital Gean Loureiro.

Serão mais de 107 mil m² de espaço de convivência, sendo 48 mil m² de área verde. O local será ideal também para prática de esportes, sejam esportes náuticos ou no parque urbano, com pista de skate, quadras de areia e convencionais. Quando questionado sobre a evolução do projeto que parecia estar andando muito devagar, já que são muito entraves burocráticos, o prefeito Gean Loureiro respondeu: " Vamos indo...um passinho de cada vez". 

Na próxima etapa, a Prefeitura de Florianópolis fará o pedido de licenciamento ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Durante 2022 serão realizadas as fases de solicitação de todos os licenciamentos ambientais.  

A iniciativa é uma parceria público-privada que não envolve financiamento por parte da Prefeitura de Florianópolis. O município cedeu o local e terá o retorno de um espaço que fomentará turismo e empregos, inteiramente custeado por iniciativa privada.

Para saber mais sobre o projeto, clique AQUI.

Confira também o vídeo clicando AQUI.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatasApp!