Projeto prevê desconto de IPTU para quem adota animais
A comprovação do cuidado contínuo com os animais será a condição para renovar o benefício anualmente

O vereador Afrânio Boppré (PSOL) propôs, na Câmara Municipal, a criação do Programa "Floripa Sem Abandono", com o objetivo de incentivar as pessoas a adotarem cães e gatos, de forma responsável, reduzindo o número de animais abandonados nas ruas de Florianópolis.
De acordo com a proposta, pessoas físicas que comprovarem a adoção de animais resgatados por órgãos públicos municipais, como a DIBEA, ou ONGs e protetores cadastrados no Município, terão direito a desconto no IPTU. A isenção seria de 10% por animal, limitado a 30% por imóvel.
O texto prevê que, para conseguir a renovação anual do benefício, o tutor deverá, necessariamente, comprovar o cuidado contínuo com os animais adotados, apresentando laudo veterinário que ateste as boas condições de saúde do cachorro ou gato, e mantendo atualizado o seu cadastro.
"O abandono de animais é um problema recorrente em centros urbanos como Florianópolis, com impactos negativos tanto do ponto de vista sanitário quanto ambiental. Ao criar esse incentivo, o Município passa a valorizar a responsabilidade social de quem adota e cuida de um animal em situação de vulnerabilidade", afirma Afrânio.
O Projeto de Lei apresentado é inspirado em legislações já em vigor em outros municípios e foi construído com a participação de ativistas da causa animal.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
