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Programa Floripa Alfabetizada objetiva criar mais oportunidades
A perspectiva é de um maior letramento de estudantes na rede municipal de ensino em Florianópolis

Floripa Alfabetizada é direcionado também para os estudantes dos 1º e 2º anos do ensino fundamental não alfabetizados e para aqueles dos 3º, 4º e 5º anos que estão em recomposição de aprendizagem. (Divulgação / PMF)

Publicado em 07/03/2024

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, lançou o Floripa Alfabetizada, que foi apresentado durante o seminário sobre o tema nesta quinta-feira no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Trata-se de um programa municipal de alfabetização, que surgiu a partir das demandas dos processos formativos da rede de ensino, mas também da adesão da capital catarinense ao compromisso nacional “Criança alfabetizada”, do Ministério da Educação.

O Floripa Alfabetizada é um programa de alfabetização no contexto de letramento para todas as crianças e estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis.

O objetivo é orientar e subsidiar as ações pedagógicas interdisciplinares entre professores, pedagogos e demais profissionais da educação com vistas à alfabetização de todas as crianças e estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis.

Na educação infantil, abrange crianças que estão na pré-escola, com idade de 4 e 5 anos, garantindo o acesso à função social das linguagens oral, escrita, literária e matemática por meio das interações e da brincadeira, promovendo a aprendizagem para a apropriação de novos conhecimentos.

O Floripa Alfabetizada é direcionado também para os estudantes dos 1º e 2º anos do ensino fundamental não alfabetizados e para aqueles dos 3º, 4º e 5º anos que estão em recomposição de aprendizagem.

O evento teve ampla participação de pedagogos (Divulgação / PMF)

Além disso, atenderá os estudantes não alfabetizados matriculados nos anos finais do ensino fundamental ( 6º ao 9º ano).

Conforme a secretária de Educação de Florianópolis, Fabricia Luiz Souza, o programa municipal vai além do programa nacional, cujo foco são crianças e estudantes da educação infantil (pré-escola) e dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

“Trabalharemos a aprendizagem de todos os nossos estudantes do ensino fundamental, sejam dos anos iniciais ou finais, com o compromisso de nossos profissionais”.

Na Pesquisa Alfabetiza Brasil, realizada em 2023, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) , os considerados alfabetizados possuem algumas características.

Entre as quais: leem palavras, frases e pequenos textos; localizam informações na superfície textual; produzem inferências básicas com base na articulação entre texto verbal e não verbal, como em tirinhas e histórias em quadrinhos; escrevem ortograficamente palavras com regularidades diretas entre fonemas e letras; e escrevem textos que circulam na vida cotidiana, ainda que com desvios ortográficos ou de segmentação.

Só assim, conforme a secretária de Educação, o município de Florianópolis, proporcionará oportunidades para crianças, adolescentes e jovens tenham uma trajetória escolar bem-sucedida.

METAS

- Alfabetizar 100% as crianças do ensino fundamental até o final do 2º ano dos anos iniciais
- Realizar a recomposição das aprendizagens de alfabetização de 100% das crianças do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental
- Realizar a recuperação das aprendizagens de alfabetização de 100% das crianças/estudantes do ensino fundamental até o final do 9º do ensino fundamental

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS

- Professores da educação infantil que atuam na pré -escola
- Auxiliares de sala da educação infantil que atuam na pré- escola
- Professores auxiliares da educação infantil que atuam na pré- escola
- Professores pedagogos regentes dos anos iniciais
- Professores pedagogos de apoio pedagógico do ensino fundamental
- Supervisores escolares
- Orientadores educacionais
- Assessores pedagógicos das diretorias de educação fundamental e educação infantil
- Professores auxiliares de ensino do ensino fundamental
- Diretores escolares

 

Da Redação

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