00:00
21° | Nublado

Professores recebem capacitação em primeiros socorros na Capital
Cursos oferecem técnicas práticas e simuladas para que educadores saibam agir em situações de emergência

Professores recebem capacitação em primeiros socorros na Capital
Professores e colaboradores da rede municipal participam de capacitação em primeiros socorros para garantir mais segurança nas escolas. (Foto: Divulgação)

Publicado em 27/08/2025

A lei ganhou o nome em homenagem a Lucas Begalli, menino de 10 anos que faleceu em 2017 após se engasgar durante um passeio escolar no interior de São Paulo. Especialistas afirmam que o desfecho poderia ter sido evitado com atendimento imediato. Desde então, municípios vêm adotando medidas para capacitar professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros.

Em Florianópolis, a iniciativa prevê simulações práticas, como técnicas de desobstrução de vias aéreas em crianças e adultos, além de noções sobre prevenção de acidentes domésticos e princípios de incêndio.

Como será a formação

Os encontros acontecerão na Gerência de Formação Continuada, na Rua Esteves Júnior, no Centro, e também em espaços externos, em parceria com o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar. Cada turma terá dois encontros, com carga horária de quatro horas.

As primeiras turmas estão agendadas para os dias 3 e 17 de setembro, e depois nos dias 18 de setembro e 2 de outubro, sempre à tarde, das 13h às 17h. Em novembro, haverá um novo ciclo nos dias 11 e 25, das 8h às 12h.

As aulas serão conduzidas pelos professores e bombeiros comunitários Charles Schnorr e Rafael Gonçalves, além do policial científico Marcos Lima, todos especialistas em Urgência e Emergência.

Métodos utilizados

Segundo Charles Schnorr, articulador da Gerência de Formação Continuada, o curso combina aulas expositivas, oficinas práticas e exercícios sobre plano de abandono em situações adversas. “O objetivo não é formar socorristas profissionais, mas dar condições para que os educadores saibam agir de forma eficiente no primeiro atendimento e acionem o socorro de maneira adequada”, explica.

Histórico da parceria

A capacitação é resultado de uma parceria firmada em 2006 entre a Secretaria Municipal de Educação e o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros. Desde então, cerca de 5.300 profissionais da rede municipal, entre professores e colaboradores da educação infantil e do ensino fundamental, já passaram pelo treinamento.

De acordo com a Secretaria, há diversos relatos de situações em que os atendimentos realizados nas escolas foram bem-sucedidos, graças à preparação adquirida nas oficinas. Além de atuarem dentro das unidades, muitos educadores levaram os conhecimentos para suas famílias e comunidades, tornando-se multiplicadores das práticas de prevenção.

 

Leia também:

- Aladdin e o Gênio levam magia ao Palco à Beiramar Kids

 

 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI