00:00
21° | Nublado

Prof. Shirley encerra carreira com homenagem
Após 26 anos de magistério, Shirley Alessandra Luz é aplaudida por alunos e colegas na Escola Henrique Veras

Fato ocorreu com a professora Shirley Alessandra na Escola Municipal de Florianópolis Henrique Veras. Na foto, Shirley com turma do quinto ano. (Foto: Divulgação)

Publicado em 10/12/2024

Na manhã de 19 de novembro, a Escola Básica Municipal Henrique Veras, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, preparou uma despedida emocionante para a professora Shirley Alessandra Luz. Ao deixar a sala de aula pela última vez, ela foi recebida por um "corredor humano" formado por estudantes e colegas, todos aplaudindo e erguidos com cartazes de agradecimento. Aplausos e palavras de carinho preenchiam o ambiente enquanto o nome de Shirley ecoava pelos corredores. A emoção foi inevitável para ela, que caminhava com uma orquídea branca nos braços e um coração repleto de lembranças dos anos dedicados ao magistério.

Shirley se aposentou após 26 anos de carreira, sendo 18 deles dedicados à Escola Henrique Veras. Nascida em Florianópolis, em 2 de maio de 1975, sua relação com a educação começou ainda na infância, quando brincava de escolinha com sua irmã e colegas. Ao longo dos anos, foi se tornando uma referência para aqueles que passaram por suas aulas, sendo a principal motivação o prazer de ver seus alunos crescerem, não apenas intelectualmente, mas também como seres humanos preparados para o futuro.

Formada em Pedagogia pela Udesc, Shirley iniciou sua carreira como alfabetizadora, mas foi nos quintos anos que ela encontrou seu maior desafio e satisfação. Para ela, o verdadeiro impacto do ensino é ajudar os alunos a se tornarem conscientes das infinitas possibilidades que o conhecimento pode oferecer. “Ver os alunos se aprimorando, conquistando novos aprendizados e se preparando para a vida é o que me motivou durante todos esses anos”, compartilha Shirley, com a emoção ainda à flor da pele.

 

Colegas celebram a trajetória de Shirley Alessandra Luz (centro da foto), que deixa a sala de aula após 26 anos dedicados à educação.

 

Em 2008, Shirley teve a oportunidade de ser professora da própria filha, Sara Virgínia Massotti, no terceiro ano. Hoje, Sara, com 25 anos, é professora de História e, em sua fala, demonstra o quanto sua mãe foi um exemplo em sua vida, tanto como educadora quanto como mulher. “Ela me ensinou a lecionar com amor, sempre se preocupando com o futuro dos alunos. Fui privilegiada por tê-la como professora”, afirma Sara, que também lembra com humor das exigências de Shirley em sala de aula.

Ao olhar para trás, Shirley se orgulha do trabalho realizado e das sementes que plantou. Para ela, a maior lição que deixa para seus alunos e colegas é a importância da educação na transformação de vidas. Ao mesmo tempo, reconhece que o papel do professor vai além de ensinar conteúdos. “Nós somos referências na vida dos alunos. O nosso papel é orientá-los para que façam boas escolhas”, reflete Shirley, com a serenidade de quem cumpriu sua missão.

Agora, prestes a se aposentar oficialmente em 2025, Shirley planeja um período de descanso e novos aprendizados. Seus planos incluem estudar inglês e fazer cursos voltados para a formação de professores, sempre em busca de mais conhecimento.

A despedida foi um reflexo de tudo o que Shirley representou para a escola e para a comunidade. Em cada aplauso, um reconhecimento sincero pela dedicação incansável de uma professora que soube tocar os corações de todos ao seu redor, deixando um legado de amor e compromisso com a educação.

Veja o vídeo onde a professora é ovacionada pelos alunos e professores.

 

 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI