Prefeitura inicia transição para nota fiscal nacional
Mudança busca evitar falhas no futuro, simplificar processos e atrair novos empreendedores para a capital catarinense

Florianópolis iniciou o processo de transição para o novo sistema nacional de emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFSe), seguindo diretrizes da Reforma Tributária. A migração será feita de forma escalonada, conforme o perfil de cada contribuinte, com o objetivo de evitar transtornos na emissão de documentos fiscais no fim de 2025 e início de 2026 — período em que o uso da plataforma nacional passará a ser obrigatório.
A mudança, coordenada pela Secretaria Municipal da Fazenda, alinha a capital catarinense às novas exigências legais estabelecidas pela Emenda Constitucional n. 132/2023 e regulamentadas pela Lei Complementar federal n. 214/2025. Ao adotar o padrão emissor nacional, a cidade também fortalece seu ambiente de negócios, tornando-se ainda mais atrativa para novos empreendedores.
O cronograma prevê que, a partir de agosto, sociedades profissionais com tributação por imposto fixo — como médicos, contadores, advogados, engenheiros e psicólogos — iniciem a emissão pelo novo sistema. Em seguida, a partir de 1º de outubro, será a vez das empresas optantes pelo Simples Nacional. Por fim, a partir de 1º de novembro, a mudança passa a valer para os demais prestadores de serviços obrigados à emissão de nota fiscal.
A definição exata do início da nova etapa, prevista para agosto, será feita em conjunto com a Receita Federal. Entretanto, o cronograma poderá sofrer alterações caso haja atrasos na implementação do sistema nacional pela Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).
Segundo a secretária municipal da Fazenda, Michele Roncalio, a medida representa um avanço significativo para a cidade. “A forma de emissão que utilizamos hoje é única no país. Com a adoção do novo sistema, estamos simplificando o processo e garantindo mais segurança para os empreendedores na emissão de documentos fiscais”, afirmou.
Da redação
Fonte: PMF
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
