00:00
21° | Nublado

Praça Forte São Luís será inaugurada no aniversário da Capital
Obras foram realizadas pelo Grupo Habitasul

O projeto da praça, que tem 2 mil metros quadrados, foi elaborado pelo Escritório JA8, da arquiteta Juliana Castro e foi doado pelo Beiramar Shopping, que fica em frente ao terreno onde foi realizada a obra (Fotos: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 17/03/2023

A Praça Forte São Luís, na esquina da Avenida Beira-Mar Norte com a Avenida Mauro Ramos, no Centro de Florianópolis, será inaugurada na quinta-feira, 23, aniversário da capital catarinense. O local foi adotado formalmente pelo Grupo Habitasul - que em Santa Catarina empreende desde 1980 no bairro planejado de Jurerê Internacional, no Norte de Florianópolis – em evento realizado no dia 7 de setembro de 2022. 

Além da construção, o Grupo Habitasul ficará responsável pela manutenção da praça pelo período de cinco anos, numa Parceria Público-Privada em que não há gasto público nem para as obras nem para a conservação. A adoção ocorre através do programa Adote uma Praça, uma iniciativa da FloripAmanhã em parceria com a Prefeitura da Capital, que já revitalizou mais de 100 locais para a comunidade sem a necessidade de investimentos públicos.

Celebração de aniversário

A inauguração, que integra a programação oficial do aniversário de 350 anos da Capital, contará com a presença de autoridades, entidades representativas da comunidade catarinense e da população, que ouvirão o Hino Nacional e o Rancho de Amor à Ilha (hino de Florianópolis) na voz do manezinho Luiz Meira, cantarão o “Parabéns pra você” e receberão fatias do bolo de aniversário.     

Raul na sexta: Cobertura vacinal infantil está abaixo da média em SC. E mais! 

“Para nós do Grupo Habitasul, esse presente representa a retribuição a Santa Catarina e a Florianópolis por ser o lugar onde encontramos, há várias décadas, a oportunidade de desenvolver nossos negócios. Desde então, sempre procuramos contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento social e econômico do Estado e da Capital”, afirma Sérgio Ribas, presidente do Grupo Habitasul.

O projeto

O projeto da praça, que tem 2 mil metros quadrados, foi elaborado pelo Escritório JA8, da arquiteta Juliana Castro, e foi doado pelo Beiramar Shopping, que fica em frente ao terreno onde foi realizada a obra. Sobre a concepção, Juliana explica que “o projeto paisagístico pretende criar um lugar capaz de ser referência para moradores e visitantes de nossa cidade. Entendemos que a localização privilegiada da praça nos permite trabalhar com elementos paisagísticos especiais, com plasticidade marcante e que remetem à história do lugar”.


Vista panorâmica do local em obras (Foto: Marco Cezar)

 

A arquiteta lembra que “sabemos que este sítio já foi mar, abrigou o Forte São Luís da Praia de Fora, foi um lugar de feiras e encontros e passou muito tempo esperando ser novamente ocupado. Queremos dar valor à história de forma não literal. Pensamos que um elemento escultórico pode ressignificar o espaço e ao mesmo tempo homenagear seu passado. O objeto central que projetamos tem a água como destaque. Sua forma circular com caminhamento em direção ao centro representa nossa Ilha rodeada de água por todos os lados e com mais água no centro, seu coração. Propositalmente o objeto cava o solo, levando a mensagem do passado ali guardado”.

Juliana afirma que “neste caminho em direção ao coração, os visitantes podem ler traços da história gravada na pedra que cobre o piso. Além da simbologia que trouxemos para honrar este lugar tão especial, o projeto cumpre o papel de agregador de pessoas. Inclui elementos lúdicos como água em movimento, brinquedos, poltronas confortáveis para olhar o movimento e o belíssimo pôr do sol, bem como muitas árvores nativas de nossa Ilha, para que seja de fato um lugar acolhedor”. A programação completa da inauguração será divulgada no próximo dia 21 (terça-feira).

A história da Praça

O Forte São Luís da Praia de Fora foi construído em 1771, com o objetivo de reforçar a segurança da então Vila de Nossa Senhora do Desterro. A iniciativa ocorreu durante a gestão do governador Francisco de Souza de Menezes (1765-1775). Porém, 68 anos depois, em 2 de dezembro de 1839, a fortaleza foi a leilão, sendo vendida por um “preço menor do que valia a cantaria de seus portões”, segundo conta o historiador catarinense Oswaldo Rodrigues Cabral na obra As Defesas da Ilha de Santa Catarina no Brasil-Colônia.

O comprador tinha o compromisso de demolir a construção, no contexto da Revolução Farroupilha (1835-45), com o receio de que a cidade caísse em poder dos revolucionários. Após a demolição, a área ficou abandonada e, no início do século XIX, adaptou-se ali uma fonte pública, transformando o local em um largo, com área livre para montagens de feiras. O terreno de 50 x 40 metros acabou nas mãos do Exército que, em 2018, o cedeu para a Prefeitura da Capital construir uma praça. Um sonho da cidade de Florianópolis que agora se concretiza pelas mãos do Grupo Habitasul.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br