00:00
21° | Nublado

Ponte da Lagoa da Conceição já tem data para funcionar
Nova estrutura será parcialmente liberada para veículos a partir desta sexta (4), com impacto direto na mobilidade da região

Ponte da Lagoa da Conceição já tem data para funcionar
A nova ponte da Lagoa da Conceição será liberada parcialmente nesta sexta-feira (4), com tráfego permitido no sentido Avenida das Rendeiras. (Foto: Allan Carvalho/PMF)

Publicado em 01/07/2025

A maior obra de infraestrutura em andamento na Capital ganha uma nova etapa a partir desta sexta-feira (4). A nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, será parcialmente liberada para o tráfego de veículos, após mais de um ano de obras e um investimento de R$ 53 milhões.

Neste primeiro momento, o trânsito será permitido apenas na faixa da direita da ponte, no sentido da Avenida das Rendeiras. O fluxo oposto continuará utilizando a estrutura antiga até que a liberação completa seja concluída, o que deve ocorrer ainda neste mês. A estrutura já está asfaltada, iluminada e sinalizada.

A obra, iniciada em abril de 2023, envolveu a construção de nove blocos e pilares de sustentação, dois aterros em rocha para as cabeceiras, e toda a infraestrutura da pista, ciclovia e passeios públicos. Também foram instaladas barreiras de proteção entre as pistas, a ciclovia e os passeios, além dos guarda-corpos.

Com 214 metros de comprimento e 17 metros de largura, a nova ponte foi projetada com duas faixas de rolamento de 3,5 metros, ciclovia bidirecional de 2,8 metros e passeios laterais de 2,5 metros. A estrutura tem formato curvo e é feita de concreto armado, o que garante maior estabilidade e integração com outras obras viárias da região.

Um dos principais avanços está na ampliação da altura e da largura sob a ponte, que permitirá uma melhor passagem de embarcações. A altura livre passa de 1,8 metros para 6 metros, e a largura para navegação aumenta de 9 para 30 metros. A estrutura também melhora a ligação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche, além de facilitar o fluxo no entorno e promover a revitalização da área.

Com a abertura parcial, o trânsito passará a funcionar de forma específica: quem estiver na Rua Henrique Veras do Nascimento (SC-404), no Centrinho da Lagoa, e desejar acessar a nova ponte, deverá contornar pela lateral da rótula, na altura da Rua Manoel Isidoro da Silveira. Já quem vier das Rendeiras seguirá utilizando a ponte antiga e, ao chegar no Centrinho, poderá virar à direita para o Canto dos Araçás ou seguir em frente.

A nova estrutura foi pensada para integrar diferentes modais de transporte, conectando a ciclovia das Rendeiras à nova ciclofaixa que leva até o Terminal de Integração da Lagoa (Tilag). "Essa ponte atende definitivamente às necessidades da comunidade e está preparada para promover acessibilidade e mobilidade urbana com segurança", afirmou o secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Hahne. A liberação total está prevista para acontecer ainda em julho.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI