Figura emblemática de SC, Ody Varella recebe homenagem
A história de Ody Varella está obrigatoriamente atrelada à de Santa Catarina. Em seu aniversário de 100 anos, nessa quarta-feira, 03, fez questão de comemorá-lo na Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), entidade que presidiu entre 1971 e 1975 e de 1985 a 1987. Personagem essencial do associativismo catarinense, este filho de Tijucas despontou profissionalmente em Joinville, nas empresas Consul e Tigre, e passou a residir na Capital em 1957, quando foi gerente da maior empresa do comércio da Capital – A Modelar - durante 15 anos.
Prova inconteste deste protagonismo, Varella foi um dos criadores e o primeiro presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), que liderou em paralelo à ACIF em seu primeiro mandato. Nesta época inaugurou a primeira sede própria da Associação. Por 18 anos foi vogal da Junta Comercial do Estado e em duas ocasiões assumiu a presidência da instituição, recebendo a Comenda do Mérito do Registro Mercantil.
Sua trajetória marca a história não somente do empreendedorismo, mas também da comunicação e do esporte no estado. Decanos do jornalismo catarinense, como Moacir Pereira e Roberto Alves, presentes no evento, destacaram suas experiências e aprendizado junto a este importante personagem. “São setores que ficarão devendo homenagens ao tamanho de sua representatividade, mesmo com o reconhecimento de todas as comendas e homenagens possíveis”, afirmou Alves, que foi seu aprendiz no início da TV Cultura, em 1971. Pereira também destacou o legado de Varella e de sua importância em sua trajetória profissional. “Uma figura ímpar, de conduta irreparável e um aglutinador como poucos. Me ensinou muito”, afirmou.
“É uma dádiva podermos ainda viver, conviver e aprender com Ody Varella, um exemplo para toda uma geração de empreendedores de Santa Catarina”, afirma Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF. Ex-presidentes, como Alaor Tissot, Dilvo Tirloni, Sander DeMira e Doreni Caramori Jr também renderam emocionantes pronunciamentos, em meio a ‘causos’, sorrisos e lágrimas.
Alteração na 282
Desbravador nato, como presidente das duas entidades esteve à frente de uma grande mobilização junto ao então governador Antônio Carlos Konder Reis, que alterou o percurso inicial previsto para a BR 282, mudando seu ponto inicial para Florianópolis, em vez do sul do estado. Até sua conclusão, a ACIF esteve sempre atenta a todo o processo das obras. “Temos muito a agradecer a Ody Varella pelo sucesso desta obra, que é a principal rodovia de integração de Santa Catarina”, reforça Rossoni.
Presença no Esporte
Conquistas expressivas no esporte são parte importante de sua biografia. Atleta, ainda em Joinville jogou vôlei, futebol, basquete. Fundou a Liga Atlética Norte Catarinense e foi presidente da Federação Atlética Catarinense por 12 anos, época em que organizou a delegação responsável por representar Florianópolis nas primeiras edições dos Jogos Abertos (JASC). Pela liderança nata que sempre exerceu, foi ainda presidente da Federação Catarinense de Futebol de Salão, vice-presidente do Lira Tênis Clube e membro do Conselho Deliberativo do Figueirense.
De seu casamento com Maria Eulália Fernandes, teve três filhos, sete netos e sete bisnetos.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!