00:00
21° | Nublado

Pedro Silver traz exposição inédita a Florianópolis
Com foco na figura feminina, a nova coleção de Silver explora a luz, o movimento e a impermanência

A Galeria Berlin recebe a inédita série 'Madames', de Pedro Silver, revelando o olhar sensível do artista sobre a figura feminina e a beleza do imperfeito. (Foto: Divulgação)

Publicado em 17/02/2025

No próximo dia 19 de fevereiro, a Galeria Berlin, em Florianópolis, recebe o artista Pedro Silver para a abertura de sua exposição inédita Madames: Luz, Movimento e a Beleza do Imperfeito, a partir das 19h. Radicado em Nova Iorque, Silver traz ao público catarinense uma nova série de pinturas que marcam um momento de transformação e redescoberta em sua carreira artística.

A coleção Madames reflete uma volta às raízes brasileiras de Pedro Silver, após uma década vivendo no exterior. A série evidencia uma nova perspectiva do artista, que, após anos imerso na estética urbana e pop, retorna a uma abordagem mais clássica e pictórica. Focando na figura feminina, Silver explora com sensibilidade temas de cor, luz e movimento, criando composições fluidas que convidam à reflexão sobre o feminino, a impermanência e a beleza do imperfeito.

A busca por inspiração para essa nova série surgiu durante uma visita a Salvador, no início de janeiro, onde Silver se encantou pelo encontro entre arte, arquitetura e espiritualidade. A Igreja e Convento de São Francisco, com sua opulência barroca, foi um marco para o artista. Ele descreve a experiência: “Foi uma das obras mais maravilhosas que já vi. A fusão entre o barroco português e a luz do Brasil me emocionou a ponto de chorar. Senti um chamado para pintar.”

A visita tornou-se ainda mais simbólica após o trágico desabamento do teto da igreja, que transformou a experiência em um marco emocional e criativo para Pedro Silver. Esse evento trágico reverberou profundamente em seu processo criativo, tornando a nova série um tributo à impermanência e à resiliência, evidenciando a beleza que sobrevive ao tempo.

De volta ao seu ateliê em Florianópolis, Silver iniciou a série Madames, onde a figura feminina se entrelaça com a natureza, criando uma fusão harmoniosa de cores, como dourados, tons pastéis, verdes, azuis e rosas. A nova coleção reflete o amadurecimento técnico e emocional do artista, onde a precisão das formas dá espaço à naturalidade do traço e à liberdade do movimento.

"A busca pela perfeição sempre esteve presente na vida dos artistas e, imagino, também na das Madames. Mas, com o tempo, aprendemos a enxergar beleza nas imperfeições. Esta série representa esse amadurecimento, uma aceitação da naturalidade do movimento e da liberdade do traço", explica Silver.

Com Madames: Luz, Movimento e a Beleza do Imperfeito, Pedro Silver nos convida a uma viagem sensível pelo universo feminino. Ele propõe uma reflexão sobre o equilíbrio entre controle e espontaneidade, precisão e liberdade, revelando, por meio de sua obra, que a verdadeira beleza reside não na perfeição, mas na aceitação do fluxo natural do movimento e da impermanência.

A exposição ficará aberta ao público na Galeria Berlin, e promete ser uma experiência única para quem deseja se aprofundar na arte de Pedro Silver, mergulhando em seu olhar sensível sobre a figura feminina e a beleza do imperfeito.

 

Local: Galeria Berlin
Endereço: Rua Victor Konder, 409 Centro Florianópolis
Horário: Quarta e Quinta das 18h as 23h e de Sexta a Sábado das 20h as 23h

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI