Parada do Orgulho LGBTI+ traz cores e luta por direitos
A 17ª edição do maior evento LGBT+ de Santa Catarina acontecerá no dia 17 de novembro, a partir das 12h, com entrada gratuita
A 17ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Florianópolis será realizada no dia 17 de novembro, na Avenida Beira-Mar Continental. Espera-se a participação de mais de 100 mil pessoas, mantendo a tradição de ser uma das maiores paradas do Brasil. O evento tem como tema "Basta de negligência, nossos direitos já!" e promete reforçar a luta por mais igualdade e visibilidade para todas as orientações sexuais, identidades e expressões de gênero.
Miguel Gregório, coordenador geral do evento, destaca que a Parada não é apenas uma festa, mas também uma manifestação pela garantia de direitos. “É um ambiente seguro e inclusivo para a comunidade LGBTI+ e suas famílias, com um propósito de fortalecer a luta histórica por respeito e igualdade”, afirma Gregório, que acompanha o evento desde 2016. A programação artística será gratuita e contará com shows, apresentações de stand-up e performances de drags locais.
A concentração começa ao meio-dia, sob a Ponte Hercílio Luz, e os trios elétricos seguem em direção ao Parque da Beira-Mar Continental, em um percurso de aproximadamente dois quilômetros. Além das atrações musicais, haverá exposições de itens decorativos e acessórios, além de food trucks e banheiros móveis ao longo do trajeto. Uma área inclusiva será montada para pessoas com mobilidade reduzida, com intérpretes de Libras e acessibilidade garantida.
Com apoio institucional e da sociedade civil, a Parada do Orgulho LGBTI+ de Florianópolis busca ampliar a visibilidade e fortalecer a luta pela igualdade de direitos para todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero ou orientação sexual.
A Parada movimenta não apenas a comunidade LGBTI+, mas também o comércio e serviços da cidade, com destaque para hotéis, bares, restaurantes e casas noturnas. Além da celebração, o evento serve como um lembrete da importância da luta pelos direitos da população LGBTI+, que terá visibilidade no palco principal com grandes apresentações de música e stand-up. O evento será um marco para a cena LGBT+ de Santa Catarina e um passo a mais na luta por igualdade e respeito.
Entre os destaques da programação, o grupo Entre Elas, formado por Gi Guedes, Jéssica Antunes e Manoela Pires, promete agitar o público com um grande show de pagode. DJs renomadas, como Alice Cavazzott, Lirous K’yo e Alexia, também estarão presentes para garantir a animação com música pop. A 17ª Parada do Orgulho LGBTI+ é mais do que uma festa, é um evento de resistência e celebração.
Trânsito e acessos
Para garantir a segurança e o bem-estar de todos os participantes, o trânsito será bloqueado no trajeto e a Guarda Municipal fará o monitoramento e orientação em todos os pontos de interdição. Haverá portões de acesso ao longo de todo o trajeto, organizando o fluxo de acesso e permitindo a passagem apenas de pedestres.
Nos portões de acesso haverá revista e não será permitido acesso com garrafas ou material de vidro. Além disso, a organização convida os participantes a levarem seus copos reutilizáveis ou adquirirem o copo exclusivo do evento. Desta forma, todos contribuem para uma Parada mais sustentável.
Comércio ambulante
A atuação de vendedores ambulantes será definida nos próximos dias pela Prefeitura de Florianópolis e pela organização da Parada, que deve lançar cadastramento exclusivo para o evento, a exemplo das edições anteriores.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI