Personagem da semana: Padre Vilson Groh,“a beleza está no caminho”
“A beleza da vida não está no ponto de partida, nem no ponto de chegada, mas no caminho onde acontecem os encontros.” Com essa premissa é que o empreendedor social, Padre Vilson Groh, criou há 10 anos o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), em Florianópolis. Natural de Brusque (SC), padre Vilson dedica-se às causas sociais há quatro décadas e tornou-se uma das figuras mais queridas da capital catarinense. Ele, que já foi Personalidade do Ano do Imagem da Ilha, há alguns anos, hoje é o nosso Personagem da semana.
O objetivo do IVG, segundo padre Vilson, é criar sinergia entre as ações e gerar aprendizagem, além de ser um espaço de articulação política, onde se discutem os problemas sociais da região e propõem-se soluções, visando influenciar na formulação de políticas públicas.
Como forma de prestação de contas para sociedade, o IVG divulgou na semana passada, o seu Relatório Social do exercício de 2020. “O relatório social é uma forma de dar transparência às nossas ações e seus impactos e agradecer generosamente aos parceiros, voluntários e aliados da nossa causa, ao nosso sonho. Especialmente na edição deste ano, comemoramos também os 10 anos de Instituto e 40 anos de Rede IVG, resgatando memórias dessa história fundamentada nos princípios da solidariedade e da esperança”, pontua Pe. Vilson Groh.
Em 2020, a Rede IVG (ou seja, o conjunto de seis organizações e duas escolas sociais articuladas pelo IVG) atendeu 4.914 crianças, adolescentes e jovens com seus serviços e projetos. Mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas com suporte socioassistencial e alimentar. Em termos de investimento, em 2020, a Rede IVG aplicou R$ 8,4 milhões em ações educativas e sociais nessas comunidades.
Programas e projetos do Instituto Pe. Vilson Groh
Diante do cenário pandêmico em 2020, o IVG lançou o Fundo de Apoio às Famílias Empobrecidas da Rede IVG, com o objetivo de garantir o direito básico à alimentação e subsistência em meio à crise. Graças a mobilização das organizações, voluntários e parceiros, o Fundo Apoio arrecadou e investiu quase um milhão de reais no ano passado. Mais de 1.700 foram beneficiadas com cestas básicas, alimentos orgânicos, a moeda social, além de kits de limpeza e higiene, e máscaras de proteção. Agora, em 2021, só no primeiro semestre, R$ 418 já foram arrecadados e aplicados nas ações de segurança alimentar.
Outro programa do IVG que merece destaque é o Programa de Bolsas, que oferece curso preparatório para o vestibular nas universidades do Estado e bolsas de estudo no Ensino Técnico e Superior. Nos últimos anos, mais de mil estudantes já passaram pelo Pré-vestibular do IVG e mais de 300 jovens se tornaram universitários. Só em 2020, dos 78 vestibulandos, 29% já obtiveram aprovação nas universidades (e o número aumenta à medida que as faculdades divulgam seus resultados). Ainda em 2020, o IVG apoiou 54 universitários. Esses são alguns dos detalhes contidos no Relatório Social 2020 do Instituto Pe. Vilson Groh. Após o lançamento no Youtube, a versão impressa do material.
Confira o relatório social clicando AQUI.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp