00:00
21° | Nublado

Oktoberfest está de volta | Surf tem comando catarinense | Moro em SC | ACESSE AGORA!

A Oktoberfest de Blumenau, cancelada em 2020 e 2021 volta este ano e já está anunciando uma das atrações internacionais (Foto: Reprodução/Prefeitura de Blumenau) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 22/04/2022

Quem vem

    A Oktoberfest de Blumenau, cancelada em 2020 e 2021 e que volta este ano, de 5 a 23 de outubro, está anunciando uma das atrações internacionais. É Steffen Peter Haas, conhecido como Peter Wackel, um dos mais populares cantores da Alemanha e que faz sucesso em toda Europa.

 

Dois perdidos

   Um cacique da política estadual fez a pertinente observação em uma roda, anotando que duas lideranças de repente se perderam no tempo e no espaço na disputa pelo governo estadual: o agora ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antidio Lunelli, e o senador Dário Berger. Ninguém parece querê-los.

 

Contrastes

    Há dois Brasis quanto ao saneamento em SC: no Estado não há mais nenhum lixão a céu aberto, há anos. Uma lei federal determina que nenhum deles poderá continuar a partir de 2024 em todo país. De outro lado, SC convive numa posição humilhante quanto ao tratamento de esgoto, conforme o último levantamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária: está em penúltimo lugar entre os 27 Estados. Em situação pior só está o Piauí. Dos 295 municípios catarinenses, só 30 têm rede coletora e tratamento de esgoto.

 

Retomada

  Depois de dois anos de agoniante espera, os grandes eventos presenciais do segmento turístico em SC serão retomados, finalmente. Um dos principais, dias 27 e 28 de maio, é a Bolsa de Turismo Nacional/Mercosul, em Itajaí e Balneário Camboriú. Destina-se a venda de destinos e atrativos do país para o turismo interno e também para atrair e recepcionar os estrangeiros.

 

Poder

   O ministro catarinense do Superior Tribunal de Justiça, Jorge Mussi, será o futuro corregedor do Conselho Nacional de Justiça. O atual vice-presidente do STJ conhece a função muito bem. Exerceu-a na Justiça Federal, por dois anos, aplicando sua experiência como presidente do Tribunal de Justiça de SC, quando se obteve 70% de sucesso nas conciliações. Em números: a cada 100 mil processos, 70 mil foram arquivados por conta da conciliação.

 

Na onda

    Novo presidente da Confederação Brasileira de Surf, o catarinense Teco Padaratz já mostra serviço. Enquanto busca apoio político em projeto pela regulamentação da profissão de surfista, em movimento semelhante ao que ocorreu no skate, e tenta reativar o circuito nacional, que está parado, está decidindo sobre as duas sedes da entidade: uma administrativa, em Florianópolis, e outra, jurídica e comercial, no Rio de Janeiro. O plano, a partir daí,  é resgatar a grandeza do surfe nacional.

 

Pré-candidato

   Mesmo escanteado no União Brasil, onde o presidente da sigla e deputado Luciano Bivar está confirmado como pré-candidato ao Palácio do Planalto, o ex-juiz federal Sergio Moro pretende manter sua rotina de viagens pelo país. Há agendas programadas em Minas Gerais e SC para as próximas semanas.

 

Conclusão

   Principal conclusão do conselho consultivo do Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados que analisa a adoção do semipresidencialismo no Brasil: não há necessidade de tantos partidos. Há 23, oficialmente. Um absurdo.

 

País estranho

   Estranho mesmo este nosso Brasil. Não tem dinheiro para compra de absorventes para mulheres pobres, mas tem para compra de Viagra para militar brocha. 

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?