Oficinas gratuitas revelam talentos escondidos em SC
Encontros são voltados a iniciantes e entusiastas da arte, sem necessidade de experiência prévia

De maio até o mês de outubro de 2025 a Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, promove o Ciclo de Oficinas 2025. Neste ano serão oferecidas oito oficinas, todas gratuitas, que vão abranger uma variedade de temas artísticos e criativos. Os encontros acontecem no casarão que fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro da Capital de SC.
De acordo com Denilson Antonio, coordenador de arte da Fundação, o ciclo de oficinas oferece uma série de encontros voltados para diferentes áreas artísticas, proporcionando aprendizado prático e teórico com profissionais experientes. “As atividades são gratuitas e abertas ao público, no entanto, as vagas são limitadas. E não é necessário conhecimento prévio para participar, apenas interesse e disposição para explorar novas expressões criativas”, compartilha.
Os participantes terão a oportunidade de explorar técnicas como aquarela, xilogravura, pintura contemporânea e graffiti, além de refletir sobre conceitos como o monstruoso na arte e a cultura do movimento. Também haverá espaços dedicados ao planejamento de carreira nas artes visuais e à criação de livros de artista, proporcionando uma experiência enriquecedora para artistas, estudantes e entusiastas da arte.
Aquarela – abre o calendário
A primeira oficina será realizada nos dias 21 e 22 de maio. Ministrada pelo artista Nestor Jr., a oficina “Inventário das Águas: Oficina Criativa com Aquarela” busca instigar a criatividade dos participantes através da aquarela, explorando técnicas pictóricas e desenvolvendo um olhar artístico sobre elementos naturais encontrados nas imediações do espaço da oficina. Os participantes serão guiados na observação, coleta e registro de objetos, plantas e paisagens, resultando em experiências visuais únicas.
As inscrições abrem nesta sexta, dia 9 de maio e os interessados devem acessar o site para preencher o formulário. Também nestes canais será possível acompanhar as datas de inscrições das demais oficinas.
No cronograma do Ciclo de Oficinas 2025, Milton Cazelatto apresentará "Xilogravura na técnica Matriz Perdida", abordando o contexto histórico e os processos de impressão xilográfica. Adriana S. dos Santos conduzirá "A propósito do Monstruoso na Arte", provocando reflexões sobre o conceito de monstruoso nas artes visuais. Sérgio Adriano H. ministrará "Planejamento de Carreira em Artes Visuais", auxiliando artistas a estabelecer metas e organizar suas trajetórias. Gleber Pieniz e Roseli Sartori trarão "Oficina Livro de Artista", ensinando estratégias de confecção e criação dentro do universo dos livros de artista. Silmar P. RioMar será responsável pela oficina "Cultura do Movimento", que explora a relação entre corpo, presença e espaço na arte. Janaína Corá ministrará "Pintura Contemporânea na Terra Mãe – Aby Ayla", trazendo reflexões filosóficas e práticas sobre pintura contemporânea. Por fim, Sara Duarte conduzirá "Graffiti: Escrita com Estilo", proporcionando uma vivência artística com técnicas de graffiti.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
