00:00
21° | Nublado

Obras de revitalização da orla de Coqueiros serão retomadas nesta sexta, 12
Trabalho iniciado em junho ficou pouco mais de um mês paralisado devido à interdição feita pela SPU/SC

Obras de revitalização da orla de Coqueiros serão retomadas nesta sexta, 12
Neste primeiro dia de retomada, será dada continuidade aos serviços de montagem da estrutura de madeira do deck, na Praia do Riso, e de cravação de estacas, na Praia da Saudade (Foto: Teresa Vieira/PMF) **Clique para ampliar

Publicado em 12/08/2022

Nesta sexta-feira, 12, as obras de revitalização da orla de Coqueiros, no Continente, serão retomadas. Na quarta-feira, 10, a administração municipal recebeu autorização da seccional catarinense da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para dar seguimento aos trabalhos iniciados na primeira quinzena de junho, mas paralisados no dia 6 de julho por conta de interdição feita pelo órgão federal para alinhamento burocrático. A SPU/SC solicitou documentos como a licença ambiental, os quais foram entregues pela Prefeitura.

“A obra, no seu escopo, está em área que integra o Patrimônio da União, sendo os locais de uso comum do povo, utilizado principalmente pelos munícipes, sendo assim, uma obra considerada de interesse público”, manifestou o superintendente substituto do Patrimônio da União no Estado, Juliano Pinzetta, em portaria publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira.

Já o secretário de Infraestrutura do município, Valter Gallina, destaca que “agora vamos dar continuidade a uma obra fundamental para o lazer e para o desenvolvimento econômico da região de Coqueiros, pois atrairá ainda mais turistas para este belo local”.

Nesta sexta-feira, será dada continuidade aos serviços de montagem da estrutura de madeira do deck, na Praia do Riso, e de cravação de estacas, na Praia da Saudade. Ainda que a revitalização na orla de Coqueiros também inclua a Praia do Meio, nenhum trabalho havia começado no balneário antes da interdição. Na Praia do Riso, a primeira a ser trabalhada, já havia sido feito todo o estaqueamento e pré-montagem da estrutura de madeira do deck.

Mas a ideia, segundo a Prefeitura da Capital (PMF) é que em breve as obras aconteçam paralelamente nas três praias e, ao final, toda a região seja dotada de ampla infraestrutura de lazer, beneficiando 770 metros de extensão contínuos de orla. Afinal, a praias do Riso, da Saudade e do Meio seguem esta ordem, sentido Abraão. 

Os serviços estão sendo executados pela empreiteira STC - Serviços de Terraplanagem e Construção Ltda. e têm prazo até março do ano que vem para serem concluídos. Já o investimento total corresponde à R$ 7.010.277,77. 

A obra

Dentre os vários equipamentos a serem implantados, destacam-se os novos decks, que vão contar com guarda-corpo metálico e escadas para acesso à praia por estarem em nível superior. Esses decks serão descontínuos justamente para não causar transtornos aos transeuntes no trajeto à orla, em dias de maré alta.
 
As obras ainda englobam a revitalização dos passeios (calçadas) de petit pavê existente ao logo das praias; a instalação de mobiliário urbano que inclui bancos de madeira sem encosto e lixeiras; a execução de paisagismo com plantio de grama nos canteiros nos entornos das palmeiras, assim como plantio de arbustos e árvores ornamentais – atualmente existem apenas as palmeiras – e a implantação de faixas elevadas nas pistas de rolamento em frente da orla para acessibilidade aos decks.
 
Os decks com pergolados existentes hoje no nível da orla, nas praias do Riso e do Meio, serão mantidos como estão por estarem em boas condições estruturais.

Fonte: PMF

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI