00:00
21° | Nublado

Obras de duplicação e revitalização são retomadas

Trecho entre as rótulas da Dona Benta e da Eletrosul, no entorno da UFSC, vai ganhar ciclovia bidirecional (Crédito: Leonardo Sousa/PMF)

Publicado em 20/07/2021

Na manhã desta terça-feira, 20, as obras de duplicação e revitalização da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal foram retomadas pela Prefeitura de Florianópolis (PMF). De acordo com a Prefeitura, será dada continuidade ao trabalho que foi interrompido no entorno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no trecho de 1,3 km que vai da rótula da Dona Benta, na entrada da Rua João Pio Duarte Silva, até a rótula da Eletrosul, na esquina com a Avenida César Seara.

As obras no valor de R$ 8.298.059,38 a serem realizadas pela empreiteira Ebrax Construtora, no prazo de oito meses, serão conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura. Elas implicam na duplicação do trecho com pavimentação asfáltica; restauração do pavimento da pista existente;  melhoramento das alças de acesso e retorno; implantações de passeios e ciclovia bidirecional, ou seja, com duas faixas que permitem a passagem em ambos os sentidos, no lado da UFSC; finalização da recuperação do sistema de drenagem e sinalização viária. “Temos a certeza da importância desta obra, que ajudará em muito a mobilidade da região, principalmente com o retorno das aulas presenciais dos quase 50 mil alunos que ali se deslocarão”, destaca o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.

Sistema binário

Segundo informações da Secretaria de Infraestrutura, o canteiro central será feito de modo que, no futuro, possa transformar-se em corredor exclusivo de ônibus, no caso da implantação do anel viário. A obra leva em conta o estudo em andamento realizado pelos técnicos da Secretaria, de um sistema binário. A ideia é fazê-lo entre a Edu Vieira (no trecho Eletrosul-Armazém Vieira) e a Rua Capitão Romualdo de Barros, na Carvoeira, a fim de melhorar o fluxo de veículos na região. 

Uma nova licitação precisou ser lançada para contratação de empresa responsável pela execução das obras após a rescisão do contrato entre a Prefeitura e a empreiteira MJRE Construtora Ltda. O rompimento ocorreu em meados do ano passado, por solicitação da empresa, devido a problemas financeiros. Na vigência desse contrato foi executada quase a totalidade dos serviços de drenagem e terraplanagem da área.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp