00:00
21° | Nublado

Novas coleções ganham destaque no Octa Fashion 2024
Formandos da UDESC apresentam criações com conceito e inovação

O desfile presencial do Octa Fashion marca o retorno de um dos maiores eventos de moda em Santa Catarina. (Foto: Divulgação) ***CLIQUE PARA AMPLIAR FOTO

Publicado em 23/11/2024

O Octa Fashion – Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas, evento consolidado como vitrine para novos talentos na cena da moda catarinense, chega à 13ª edição e anuncia o retorno do evento em formato de desfile. Depois de uma pausa desde a pandemia, as coleções dos formandos em Moda do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) serão novamente apresentadas no tradicional desfile, que será no dia 28 de novembro, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira.

Além do desfile, as 35 coleções serão novamente apresentadas de maneira phygital: em formato digital 3D e em exibição dos looks, painéis e materiais que demonstram os processos de criação dos formandos. A exposição abre no dia 4 de dezembro, no Museu da Escola Catarinense (MESC). Também será possível adquirir a revista do Octa Fashion, com editoriais produzidos e idealizados a partir das coleções criadas durante a reta final do curso.

A frase "uma cabeça cheia de planetas", dita pela artista Madalena Santos Reibolt, surge como temática central para as coleções de formandos de 2024, propondo um mergulho em sua história e nas narrativas pintadas e tecidas por ela. 

O desfile

Pela primeira vez após a pandemia, o evento contará com desfile das coleções dos formandos. O evento presencial será dividido em três blocos com dois looks por coleção, concretizando uma experiência imersiva na temática geral e no universo particular de criação de cada novo designer. O desfile é aberto à comunidade e demais informações sobre disponibilidade, distribuição e locais de retirada das pulseiras serão divulgados no Instagram oficial e demais canais de comunicação do Centro de Artes, Design e Moda - CEART/UDESC.

A exposição 

Já a exibição em formato digital 3D e dos looks confeccionados, além dos painéis e materiais norteadores das criações dos formandos, será realizada no Museu da Escola Catarinense (MESC). A abertura oficial acontecerá no dia 3 de dezembro, às 19h, para convidados, com abertura ao público geral do dia 4 até janeiro de 2025, de segunda a sexta das 13h às 19h. A entrada é gratuita, permitindo que todos apreciem os processos criativos e resultados finais.

A temática 

Madalena Santos Reibolt, artista brasileira e autodidata, expressa através de suas obras um pouco, ou muito, de si mesma e daqueles que cruzaram seu caminho. Sua trajetória na arte começou cedo, com seu olhar atento às manualidades criadas pelas mulheres de sua família e convivência. Um refúgio em meio às adversidades da vida. Suas obras, muitas vezes sem título, refletem o reconhecimento tardio de sua identidade como artista, apesar do vasto acervo acumulado ao longo de uma vida dedicada ao "fazer com as mãos". 

Recentemente, entre o final de 2022 e o início de 2023, uma exposição intitulada "Madalena Santos Reibolt: Uma cabeça cheia de planetas" chegou ao Museu de Arte de São Paulo - MASP, reunindo 44 trabalhos da artista, entre pinturas à óleo e suas inspiradoras peças de tapeçaria, ou quadros de lã. Neste mesmo período, iniciaram-se as pesquisas conceituais para os temas individuais de formatura do Octa Fashion. 

Após conhecerem os aspectos fundamentais de sua vida e obra, os formandos passaram a identificar intersecções possíveis com os caminhos individuais de cada aluno. Um planeta em particular para cada um. Diante de tantas possibilidades e desdobramentos do tema, foram abordadas sua transição estilística e material, dos quadros a óleo para os quadros de lã; sua estética da acumulação, evidenciada pelos enxames de elementos de cena; sua íntima relação com a memória e experiências de infância; as irregularidades das tramas e dos processos vividos; sua intensa paleta de cores; a conexão com os astros; e as imagens oriundas do cotidiano de quem os vivencia. 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI