Nova rodada inicia na próxima semana

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que está começando a segunda rodada da coleta seletiva de verdes da Comcap por todos os bairros de Florianópolis. Este ano, serão feitas sete coletas por domicílio desses resíduos de quintal e jardim.
Na semana que vem, de segunda, 08, a sábado, 13, serão contemplados os seguintes bairros: Daniela, Jurerê Tradicional e Jurerê Internacional, Vargem Pequena, Vargem Grande, Ratones, Canajurê, Canto do Lamim, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Lagoinha, Ponta das Canas, Praia Brava, Córrego Grande e Parque São Jorge.
De acordo com a Comcap, em 2020 foram coletadas mais de 3 mil toneladas de resíduos verdes entre os serviços de porta em porta, remoção e entrega voluntária nos Ecopontos. A projeção é aumentar 30% este ano.
A logística da coleta de verdes, informa o secretário de Meio Ambiente, Fábio Braga, prevê 36 roteiros para atender 70 localidades. Foi estruturada de forma que o morador possa se programar para entregar os resíduos na porta de casa a cada seis semanas. Sempre no mesmo dia da semana, pela manhã. Por exemplo, Daniela, teve a primeira coleta em 18 de janeiro, agora em 8 de março, 26 de abril, 7 de junho, 19 de julho, 30 de agosto e 18 de outubro, sempre segundas-feiras, pela manhã.
Como participar:
- No dia marcado, o morador deve colocar para coleta às 7h, restos de grama, capim e folhas em sacos de ráfia, bombonas, sacos compostáveis ou contentores.
- Galhos, cascas de árvores, folhas de palmeiras e bananeiras devem ser arrumadas em feixes de, no máximo, 30 centímetros por um metro.
- Os resíduos verdes de quintal e jardim são transformados em cepilho e composto orgânico usados em ações e práticas de agricultura urbana, no ajardinamento e paisagismo de ruas, parques e praças, em hortas urbanas comunitárias e institucionais (redes municipais de saúde e educação).
Novo equipamento
Dos R$ 10 milhões investidos em seletiva e reciclagem, R$ 588 mil foram para implantar a coleta de verdes. A Comcap adquiriu caminhão com capacidade para 19 metros cúbicos e câmbio automático. De acordo com a Companhia, é o equipamento mais moderno desenvolvido para coleta de resíduos sólidos no Brasil. O câmbio automático e a cabine para três garis oferecem maior conforto e segurança às equipes de trabalho.
Composto orgânico
Os resíduos verdes são transformados em cepilho e composto orgânico para práticas de agricultura urbana, ajardinamento e paisagismo de espaços públicos e hortas.
Para consultar as datas por bairro, clique AQUI.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Notícias relacionadas Ver todas
