00:00
21° | Nublado

Noites Verticais revela mundos onde tudo se desfaz
A mostra coletiva reúne 12 artistas e abre nesta quinta-feira, 08 de maio, no Berlin Floripa

A exposição Noites Verticais, que estreia nesta quinta (8) no Berlin Floripa, reúne 12 artistas em torno de fabulações visuais sobre presença, ausência e o desvanecimento das paisagens. (Foto: Marco D'Julio e Soninha Vill) ***clique para ampliar foto

Publicado em 08/05/2025

Com curadoria de Kamilla Nunes, "Noites Verticais” propõe uma reflexão sobre a fabulação de paisagens, não apenas como cenários visíveis, mas como construções subjetivas que se entrelaçam com nossa percepção do mundo. Aqui, a fronteira entre o onírico e o realismo mágico se desfaz, surgindo mundos que se firmam no reconhecível, mas que escapam, aos poucos, à lógica do real.

A ideia desta exposição partiu de um poema de Ana Cristina Cesar, “Navegação da palavra”: as palavras bocas e ouvidos / as palavras hálitos bravios: / velas pandas nas noites / verticais. A imagem náutica desses versos sugere palavras como barcos à deriva, movendo-se ao sabor do vento, enquanto “noite vertical” evoca um oceano-espaço infinito [...]"

São 12 artistas convidados em diferentes momentos de vida, que a partir de suas vivências moldam objetos, pinturas, teares e linhas para fabular outros mundos possíveis e impossíveis. Entre os participantes estão Marco D'Julio e Marcelo Fialho do estúdio Otropicalista que apresentam a série “Sem a cor, resta o carvão”. Residente em Florianópolis desde 2011, a dupla foca sua investigação visual a partir da convivência afetiva e crítica com o território da Ilha de Santa Catarina.

“Trabalhamos com a ideia de uma imagem expandida de um recorte de Mata Atlântica desdobrada como campo de tensões entre perda e permanência, fragmentos coloridos sobrepostos a uma fotografia em preto e branco são, progressivamente, removidos, revelando o fundo esmaecido que persiste. O gesto de retirada é, aqui, signo de um tempo em que a ocupação humana dissolve a cor do mundo. A cada ausência, o que emerge é o carvão, vestígio do que já foi pleno", contam os artistas.

“Noites Verticais” fica em cartaz até 07 de junho, no Berlin Floripa, em Florianópolis. A mostra conta com a participação de Ana da Nova, Anamaria Bruggemann, Andrei Detoni, Camila Saavedra, Claudio Moreira, Ilca Barcelos, Jessica Pellegrini, Juliana Hoffmann, Mary Akemi, Nestor Jr, OTropicalista e Soninha Vill.   

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI