00:00
21° | Nublado

Museu interditado | Desmatamento em alta | Faltam pediatras | Acesse agora!

Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul (Foto: Reprodução/FCC) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 20/07/2022

Museu interditado

   Não surpreende a interdição do magnifico Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, por falta de manutenção estrutural. Às vezes mais, noutras menos, sempre foi descuidado desde o início. E quem não se conformou com isso certa vez foi o navegador Amir Klink, que retirou de lá uma de suas famosas embarcações. Voltou mais tarde, mas com uma réplica de sua relíquia. O museu é fantástico: abriga 103 embarcações de tamanho natural, 109 modelos, 105 peças de artesanato, mais de 4.300 fotos e 500 selos, além de livros, revistas, equipamentos, maquetes, mapas, cartas náuticas e plantas de embarcações.

 

Pressão

    A advogada Sílvia Waltrick Bernardi, que faz parte da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), relata que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), está sendo alvo de uma campanha digital para que rejeite o pedido de instauração de uma CPI para investigar a menina de 11 anos que fez um aborto legal depois de ter sido violentada em Tijucas.

 

Ausente

O Presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Roberto Katumi Oda testou positivo para COVID-19. Em exames na tarde desta sexta-feira (22), após não passar bem, Katumi procurou atendimento no Hospital Baía Sul onde foi diagnosticado com pneumonia. O presidente da Câmara fará tratamento em casa, mas deve ficar ausente da convenção do partido marcada para amanhã no Centro Sul.

 

Confiança

   Bolsonaro tem mesmo muita confiança em sua vitória em SC, Paraná e Rio Grande do Sul. Tanta que seu comitê de campanha decidiu criar núcleos regionais e deixou a região Sul de fora, pelo menos por enquanto. Reforçará os já em funcionamento no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e no Nordeste, onde seu desempenho nas pesquisas eleitorais não é bom.

 

“Revisão extraordinária”  

   O governador Carlos Moisés determinou à Procuradoria-Geral do Estado que entre na Justiça contra o aumento das passagens de ônibus intermunicipais, de 17,39% para o serviço urbano e 16,14% para o serviço rodoviário. Alegou que o momento é de aperto e que o governo acabou de baixar o imposto sobre combustíveis para ajudar a combater a inflação. “Todos precisam fazer a sua parte", afirmou. Menos, talvez, a Agência de Regulação de Serviços Públicos de SC (Aresc) que aprovou o reajuste. Alega ter feito uma “revisão extraordinária” por causa do aumento do preço do diesel, dos dissídios coletivos e de outros custos.  Se a moda pega....

 

Telhado de vidro 1

   O conhecido padre Júlio Lancellotti, que atua junto à comunidade que vive nas ruas da cidade de São Paulo, criticou cartaz exposto em vários locais de Blumenau alertando as pessoas para que não deem esmolas. Mas o que dizer das igrejas, inclusive a católica, à qual pertence o religioso, que se “protegem” instalando pesadas grades em suas laterais e entradas, para evitar que virem “dormitórios” para os sem teto?

 

Telhado de vidro 2

   A propósito, em fevereiro passado o mesmo padre acusou Tubarão de praticar aporofobia, o desprezo por pobres. Teria feito em referência a um banco instalado no calçadão central da cidade sulina no qual os acentos são separados com madeiras, não por motivos estéticos, interpretou-se, mas sim para evitar que seja usado por moradores de rua para dormir.

 

Cumprir contrato

   O jovem prefeito de Nova Trento, Tiago Dalsasso, mandou publicar na imprensa da cidade um inédito comunicado informando da notificação da Prefeitura a duas empresas responsáveis por pavimentações em dois bairros, feitas há menos de um ano e meio e que estão se deteriorando. Terão que ser refeitas, sob risco de serem acionadas judicialmente. Que sirva de exemplo a outros prefeitos.

 

Desmatamento

   O Relatório Anual do Desmatamento (RAD) relativo a 2021, divulgado ontem, identificou aumento de 20% de área desmatada no país, em comparação com 2020. As lideranças ficaram com o Pará e Amazonas. Em apenas cinco houve redução: SC, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Amapá.

 

Obscurantismo

  A agora ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, quer sobrepor suas discutíveis convicções pessoais e religiosas às leis ao fazer representação contra os médicos catarinenses que realizaram o aborto na menina de 11 anos que ficou grávida depois de ter sido estuprada em Tijucas. Eles cumpriram a lei, que permite o aborto em tais casos. Aos que tanto criticaram a decisão, sugere-se que tentem, na sua imaginação, se pôr no lugar da menina, de seus pais ou responsáveis.

 

Maior onda

   O título de maior onda do Brasil, oficiosamente atribuído à chamada “laje”, de Jaguaruna, está ameaçado. Cada vez mais surfistas agora estão achando que ele cabe à praia do Costa, em Vila Velha, no Espirito Santo, descoberta recentemente. A onda, chamada “avalanche” tem média de altura entre cinco e seis metros e há tratativas para fazer dele patrimônio natural do Estado.

 

Praia engordada

   Está virando uma febre o engordamento de praias no litoral de SC. Uma das próximas será a de Itapoá, no extremo-norte do Estado, para gáudio dos frequentadores paranaenses, que tem uma costa sem grandes opções no verão.

 

Jubileu de ouro

   As comemorações dos 50 anos de existência da Defesa Civil de SC só serão em 2023, mas desde já, por portaria, está nomeada uma comissão para elaborar, organizar e planejar atividades alusivas ao aniversário.

 

Faltam pediatras

   Acerca do grave problema da superlotação das unidades de saúde em várias cidades de SC, em razão de doenças respiratórias, na sexta feira o MP-SC instaurou inquérito civil para apurar falha no atendimento primário em Florianópolis, onde a situação é mais latente. Detectou-se que a Capital catarinense conta atualmente com apenas sete pediatras (digno de um estudo do Conselho Regional de Medicina), carência que se repete em outras cidades. Essa realidade, aliada à baixa cobertura vacinal, é uma das principais causas dessa triste e desafiadora situação.

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?