00:00
21° | Nublado

Multidão celebra Nossa Senhora com fé e tradição
Celebração encerrou semana de orações e contou com a presença do arcebispo Dom Onécimo Alberton

A procissão em homenagem a Nossa Senhora de Fátima marcou o encerramento do IV Cerco de Jericó, com a imagem da santa sendo conduzida em cortejo até o Santuário no Estreito. (Foto: Scarduelli Comunicação)

Publicado em 12/05/2025

Uma expressiva demonstração de fé reuniu mais de 15 mil fiéis na tarde do domingo (11) na tradicional procissão em honra a Nossa Senhora de Fátima. O cortejo teve início na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz e culminou com a Santa Missa no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Estreito, após cerca de uma hora e meia de percurso. A celebração contou com a presença do Arcebispo auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Onécimo Alberton.

A procissão encerrou o IV Cerco de Jericó do Santuário, uma semana de orações ininterruptas centradas no tema “Eucaristia: o pulsar do coração da Igreja”, realizado entre 3 de maio e concluído na noite de sábado.

O padre Mário José Raimondi, pároco e reitor do Santuário, destacou o significado da procissão: “Celebramos a solenidade de Nossa Senhora de Fátima, comemorada em 13 de maio, e renovamos a fé do nosso povo. Esta tradição une gerações e se consolidou como patrimônio cultural e imaterial da cidade.”

Durante o trajeto, a imagem de Nossa Senhora foi conduzida por um caminhão do Corpo de Bombeiros, acompanhada por três crianças representando os pastorinhos de Fátima – Lúcia, Francisco e Jacinta –, que testemunharam as aparições de Nossa Senhora e do Anjo de Portugal na Cova da Iria, em Fátima (Portugal), entre 1916 e 1917.

A procissão, que remonta a 1926, ano da inauguração da Ponte Hercílio Luz, foi retomada em 2022, coincidindo com a primeira edição do Cerco de Jericó do Santuário de Fátima.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI