Mostra uruguaia integra teatro, música e gastronomia na capital
Evento acontece nos dias 22 e 23 de agosto no Museu da Escola Catarinense

Nos dias 22 e 23 de agosto de 2025, Florianópolis recebe a MuyIntegra – Mostra Uruguaia de Artes Integradas, um evento gratuito que une diferentes expressões artísticas para celebrar o intercâmbio cultural entre Uruguai e Brasil. Com programação no Museu da Escola Catarinense (MESC), no centro da cidade, a mostra, que conta com tradução em Libras, integra as comemorações do bicentenário da independência do Uruguai, celebrado oficialmente em 25 de agosto.
Idealizada por Esteban Campanela e produzida pela La Vaca, a mostra tem o apoio do Consulado Geral do Uruguai em Florianópolis, bem como do Museu da Escola Catarinense (MESC/UDESC). Durante os dois dias, o público poderá conhecer e se aprofundar nos trabalhos de artistas uruguaios que têm forte atuação em Santa Catarina em atividades que vão do teatro à gastronomia, passando pelas artes visuais, música e debates sobre arte e cultura.
De acordo com Esteban, a MuyIntegra é um convite ao encontro entre culturas, “é um reconhecimento da presença uruguaia na cena artística catarinense e uma celebração da identidade latino-americana por meio da arte, da memória e do afeto”, afirma. Ao que a produtora executiva, Milena Moraes, reforça, explicando que o evento reúne artistas uruguaios com forte atuação em Santa Catarina e fortalece os laços entre Brasil e Uruguai por meio da arte e da troca cultural. “Não por acaso, artistas como Ricardo Botana, Diego de los Campos, Norma Adó, Gringo Starr, Seba Zinola y La del Sur fazem parte da mostra”, conclui.
Destaques da programação
A abertura, na sexta-feira (22), às 19h30, traz a leitura dramática de “Tocar un Monstruo”, do premiado dramaturgo uruguaio Gabriel Calderón, com tradução de Esteban Campanela e atuação de Milena Moraes e Renato Turnes. Em seguida, às 20h30, será inaugurada a exposição MuyVisual, com obras dos artistas Diego de los Campos (Desenhos de Um Real) e Ricardo Botana (Abismos Internos).
No sábado (23), a programação começa às 16h com a MuyDegusta, demonstração e degustação de pratos típicos conduzida pela gastrônoma Norma Adó (única atividade com inscrição prévia pelo Instagram @muycultura). Às 17h30, a roda de conversa MuyConecta reúne artistas uruguaios radicados em Santa Catarina para refletir sobre arte e identidade.
Às 19h, a MuyCinema exibe o documentário Multitudes (65min), de Emiliano Mazza e Mónica Talamás, seguido de debate mediado por Gringo Starr. O encerramento, às 21h, será com a MuyShow, show de Seba Zinola y La del Sur, que convida o público a vivenciar o candombe – ritmo afro-uruguaio reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Atividade recomendada
No domingo (24), às 18h, o público também poderá assistir gratuitamente ao documentário “Amigo Lindo del Alma”, do diretor Daniel Charlone, sobre o músico Eduardo Mateo. A sessão terá participação especial do cantor e compositor Ney Peraza. Embora independente da programação oficial, a atividade é recomendada pela curadoria da MuyIntegra.
Leia também:
- Bruninho do Vôlei lança biografia em Florianópolis
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
