Mostra reúne arte e literatura no Rio Tavares
Atividades terão interpretação em Libras e oficinas voltadas à criação de um espaço acolhedor para todas as crianças

No dia 24 de maio, sábado, das 9h às 13h30, vários artistas vão se reunir na sede da Traço Cia., produtora do evento, localizada no Rio Tavares, em Florianópolis/SC, para a realização da Mostra Contos para Maria - que promete reunir, em uma programação cultural variada, totalmente gratuita e aberta ao público, contações de histórias e palhaçaria, brincadeiras e show musical.
O evento, idealizado pela atriz, palhaça e produtora cultural catarinense Greice Miotello, tem como objetivo principal aproximar o público infantil do universo da leitura e promover a inclusão através da contação de histórias. Tendo como base a trilogia infantil “Contos para Maria”, de autoria de Greice, o evento oferece uma manhã cultural para levar acesso ao mundo da leitura e das artes para crianças de diferentes contextos sociais e necessidades específicas.
“Criei a Mostra porque acredito na função milenar da arte para desenvolvimento dos pequenos cidadãos”, afirma Greice Miotello. “As obras da Trilogia Contos para Maria são o objeto central desta ação, uma série de três livros que produzi a partir de histórias criadas para minha filha Maria Carolina, hoje com 11 anos de idade”.
Entre as atrações da Mostra - que ocorrerá em meio à já tradicional feira que acontece todos os sábados no pátio da igreja de pedra ao lado do espaço - estão as contações dos livros “A Bruxa do Cabelo Branco”, interpretada por Greice; “O Saco Velho de Batatas”, apresentada pelo ator e palhaço Egon Seidler; e “O Gigante”, que ganha vida através da atriz e palhaça Débora de Matos. Todas estas ações contarão com interpretação em Libras, garantindo acessibilidade comunicacional.
Além das histórias contadas pelos artistas haverá ainda, ao longo da programação, as oficinas “Papel e Mato” - oferecida pelo ilustrador dos três livros da trilogia “Contos para Maria”, Humberto Soares; e “Brincadeiras Circenses”, ministrada pela artista visual e circense Priscila Braga.
Para encerrar o evento, a Banda de Brincar apresentará um show musical interativo que busca contribuir para a formação das crianças de maneira divertida, reunindo elementos variados que fazem parte desse universo. O espetáculo traz o resgate de cantigas populares, brincadeiras de rua e o tradicional “O Boi de Mamão”.
Antes do início das atividades abertas, ocorrerá também uma oficina para a equipe e os artistas, guiada pela terapeuta ocupacional Maria Fernanda Penucci, abordando estratégias para a elaboração de um espaço mais inclusivo e acolhedor para todo o público. A mesma também acompanhará as contações de histórias no evento.
“No ato de contar histórias para crianças, o adulto fornece materiais e elementos para o processo de construção da identidade social e cultural dos pequenos. Isso também alimenta a criatividade, a memória e amplia o vocabulário, ajudando na linguagem e em outros tantos benefícios na formação de um ser. Contando e/ou ouvindo histórias compreendemos melhor nós, nossa existência e o mundo em que vivemos”, afirma a idealizadora da Mostra.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
