00:00
21° | Nublado

Morador sofre golpe ao tentar quitar veículo financiado

Foto: Reprodução

Publicado em 23/02/2021

Na manhã dessa segunda-feira, 22 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão recebeu uma reclamação de um morador de Florianópolis que sofreu um golpe na tentativa de quitar seu veículo financiado.

Após entrar em um site para buscar informações, a vítima foi direcionada a uma conversa no aplicativo de mensagens WhatsApp e, ao fornecer seu CPF e o número de contrato do financiamento, recebeu todas as informações necessárias para negociar a quitação, entre elas o número de prestações que faltavam ser pagas. O morador só percebeu que havia sofrido um golpe depois de aceitar a proposta e pagar o boleto encaminhado na própria conversa.

O Procon municipal reforça o risco de encaminhar dados pessoais pela internet, pois a vítima do golpe é induzida a acreditar que está em contato com uma instituição financeira e tende a confiar mais na hora de repassar as informações. Neste caso da denúncia, o anúncio dizia que eles fazem negociação com qualquer banco. Quando situações como esta gerarem alguma dúvida, é importante entrar em contato com a instituição bancária antes de realizar o pagamento. 

Em caso do consumidor ser vítima de golpes como este, por meio de aplicativos de mensagens, o Procon municipal orienta que o procedimento a adotar é registrar um Boletim de Ocorrência e realizar uma reclamação junto ao órgão de Defesa do Cidadão/Consumidor. Reclamações e denúncias ao Procon podem ser feitas de forma presencial, na Rua João Pinto, 156 - Centro, ou no site procon.pmf.sc.gov.br.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!