00:00
21° | Nublado

Microbiologia do HU-UFSC inicia rotina noturna em caráter experimental
Objetivo é otimizar a emissão de laudos críticos e aperfeiçoar processos realizados durante o dia

Rotina experimental noturna no HU-UFSC visa agilidade na liberação de laudos críticos. (Foto: Divulgação)

Publicado em 22/10/2024

Na última quinta-feira (17/10), o serviço de Microbiologia do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou uma nova rotina noturna, em caráter experimental. As atividades acontecerão das 18h às 00h, de segunda a quinta-feira, com o intuito de acelerar a emissão de laudos microbiológicos e otimizar as técnicas realizadas pela equipe durante o dia.

Entre as atividades desenvolvidas estão: identificação de isolados bacterianos oriundos de culturas em incubação; realização de identificação de isolados bacterianos, reisolados pela manhã e com tempo de crescimento satisfatório, para realização da identificação e antibiograma; leitura de lâminas de microbiologia dos diferentes materiais clínicos semeados pela equipe de plantão noturno e emissão de laudos de exames microbiológicos.

Segundo o chefe da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas, Alexsandro Rafael Beseke, a nova rotina foi implantada para atender à crescente demanda da unidade, especialmente em relação aos laudos de antibiograma e identificação de microrganismos em garrafas de hemoculturas positivas, considerados resultados críticos para o tratamento clínico de pacientes. “Essa iniciativa visa garantir maior agilidade na liberação dos laudos ao corpo clínico”, destacou.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI