00:00
21° | Nublado

Maior operação de fiscalização flagra descarte ilegal nos Ingleses
Operação da Floram e Fiscalização de Obras retirou 70 metros cúbicos de resíduos

Cinco caminhões foram apreendidos durante operação da Floram e do Setor de Fiscalização de Obras, marcando a maior ação do setor na história da cidade. Foto: Divulgação PMF

Publicado em 11/09/2025

Cinco caminhões carregados de entulhos foram apreendidos durante uma operação de fiscalização no bairro Ingleses, em Florianópolis. A ação, considerada a maior já registrada pelo setor de fiscalização de obras do município, foi realizada na terça-feira (9).

Fiscalização em área de preservação

A equipe da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), em parceria com o Setor de Fiscalização de Obras da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, encontrou os veículos despejando resíduos da construção civil em um aterro aberto de forma irregular. O local está situado em área de preservação permanente, o que caracteriza crime ambiental.

Durante a ação, os fiscais abordaram um caminhão em flagrante e, ao longo da diligência, localizaram outros quatro veículos no mesmo ponto. Ao todo, cerca de 70 metros cúbicos de entulho foram retirados de circulação. Cinco empresas distintas receberam auto de infração por poluição ambiental e descarte sem licença, e o processo será conduzido pela Floram.

Compromisso com o meio ambiente

Para a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, a apreensão mostra que a fiscalização está cada vez mais rigorosa: “Estamos firmes com a fiscalização em todo o município e essa apreensão é reflexo disso. Atuamos com rigor contra crimes ambientais em Florianópolis.”

Já o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick, destacou a importância de manter ações contínuas: “Essa operação histórica reforça a necessidade de fiscalização permanente e o compromisso da Prefeitura em proteger as áreas preservadas da cidade.”

 

 

 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI