00:00
21° | Nublado

Luciano Martins surfa nas ondas do Metaverso
Artista inaugurou galeria digital esta semana

O artista plástico, que reside em Florianópolis, inaugurou nesta semana a sua galeria em ambiente totalmente digital (Fotos: Juliano Nunes) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 14/04/2022

Sempre antenado às novas tendências, o artista plástico Luciano Martins, após 20 anos utilizando tinta, pincel e papel, agora mergulha também no universo digital do Metaverso. Ele inaugurou nesta semana a sua galeria no Meta Art City.

“Recebi o convite do time Meta Art para criar uma galeria partindo do zero e participar do primeiro metaverso de arte do Brasil. Eu já sabia que no metaverso tudo era possível e já tinha uma ideia do que era esse ambiente, mas não da densidade. Aceitei o desafio e até o momento já tenho 3 coleções criadas, com ótimas perspectivas”, destaca Luciano. 

O convite partiu de líderes de desenvolvimento de softwares de Florianópolis, que criaram o primeiro metaverso de artes de Santa Catarina, um universo que promete experiências totalmente novas para artistas e para o público geral. “Metaversos são ambientes virtuais que pretendem simular a vida real. Eles permitem que pessoas que tenham acesso à internet em qualquer parte do mundo possam visitar virtualmente esses ambientes e conhecer as tecnologias e as artes , podendo ainda comercializar bens virtualmente sem precisar estar presente fisicamente”, explica Fábio Hartmann, designer de ambientes digitais do Meta Art City.


Luciano Martins: "O Metaverso vai facilitar o acesso à arte no mundo todo" Fotos: Juliano Nunes

O artista plástico se associou ao ambiente fuiturista, que permite sensações inéditas para quem aprecia arte. As obras digitais que estarão na galeria virtual são criadas e desenhadas a partir da mesma tecnologia utilizada por designers que desenvolvem os games. “É muito mais para os novos artistas do que para pintores como eu, então vou fazer algo parecido com o que eles estão fazendo, mas com a minha história. Então eu estou criando digitalmente algumas coleções. Ao mesmo tempo em que a gente está lançando as galerias, estamos lançando também os NFT`s”, conta.

NFT é um artigo digital que fica registrado dentro de um banco de dados e que garante a exclusividade da obra para o cliente, não permitindo reproduções no ambiente digital. As compras por NFT são realizadas somente no meio digital, através de criptomoedas.


Luciano Martinas (D) e Maurício Hartmann, responsável pela Meta Art Gallery, universo que promete experiências totalmente novas para artistas e para o público geral

“Eu sempre tive o discurso de democratizar o meu trabalho e, como a tecnologia vem acelerando, não tenho dúvidas de que o Metaverso vai facilitar o acesso à arte no mundo todo”, finaliza.

Faça um breve tour pela galeria de Luciano Martins na Meta Art City.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!