00:00
21° | Nublado

Literatura, arte e memória em festa na Biblioteca Pública
Evento celebra memória, leitura e identidade catarinense com atividades para todas as idades

A Biblioteca Pública de Santa Catarina celebra seus 171 anos com uma semana repleta de atividades culturais gratuitas, de 23 a 31 de maio. O evento inclui dança, teatro, exposições, oficinas, saraus e lançamentos de livros. (Foto: Márcio Henrique Martins / ASCOM FCC)

Publicado em 22/05/2025

A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), a instituição cultural mais antiga do estado, completa 171 anos de criação no próximo dia 31 de maio. Para marcar a data, será realizada uma programação cultural intensa e gratuita, aberta ao público, com atividades que celebram a literatura, as artes e a história da própria Biblioteca. A comemoração vai de 23 a 31 de maio e promete atrair leitores, estudantes, artistas e curiosos de todas as idades.

A agenda inclui abertura de exposição, apresentações de dança e teatro, rodas de conversa com autores e ilustradores, oficinas artísticas, lançamentos de livros, saraus, clube do livro, encontros culturais e uma homenagem à própria trajetória da BPSC.

O destaque do dia 23 (sexta-feira) é a abertura da exposição “escrever os dias”, no hall de entrada, acompanhada da apresentação de dança com poesia da Cia Primeiros Passos. No sábado (24), a peça infantil “Ilha dos Manezinhos” ganha o palco do auditório, resgatando tradições locais.

Ao longo da semana, o público poderá participar de oficinas de arte com o artista Tibá (27/5), rodas de conversa com ilustradores renomados como André Neves (26/5), lançamento de obras literárias de autoras como Raquel Conti, Priscila Freitas e Ana Esther, e de um Sarau Literário com academias e associações de escritores de SC (30/5).

No sábado, 31 de maio, data oficial do aniversário da Biblioteca, a celebração se encerra com uma manhã cheia de atrações, como o lançamento do e-book de poesias do Concurso Literário BPSC 170 (2024), o sarau Café com Prosa, a peça “João e o Pé de Feijão”, um bate-papo sobre arquitetura com o arquiteto Moysés Liz e encontros como o Amigos do Origami Florianópolis e o tradicional Encontro com o Haikai.

Fundada em 1853, a BPSC mantém sua vocação como espaço de convivência, preservação da memória, incentivo à leitura e difusão cultural. A entrada em todas as atividades é gratuita.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI