Lio Simas e o clique que faz história
Fotógrafo catarinense eterniza ambientes e celebra 13 anos à frente do ANUÁRIO CASACOR SC
O fotógrafo catarinense Lio Simas iniciou sua trajetória profissional há três décadas, mas sua paixão pela fotografia nasceu muito antes, enraizada em um olhar apurado e curioso através do desenho. Os primeiros traços no papel o transformaram num crítico de sua própria arte. Traços simples, firmes e bem estruturados que retrataram figuras públicas, desenhos em quadrinhos e outros. Os desenhos nunca foram publicados, mas tem uma importância muito grande na sua carreira, pois foi neste hobby diário que encontrou a vontade de criar e a inspiração para o seu dia a dia.
A fotografia surgiu em 1994 quando ele descobriu no clic da câmera o resultado instantâneo que não acontecia com o desenho. Inquieto e curioso, foi através de sua dedicação, da busca constante pelo conhecimento, da vivência, das experiências que fazia e da prática, que ele encontrou tudo que precisava para se consolidar como um dos maiores nomes da fotografia de arquitetura de SC.
Reconhecido em todo o Brasil, o fotógrafo catarinense é admirado por um trabalho que vai além do registro técnico, transmitindo emoção e autenticidade. Nos últimos 13 anos, ele assina as imagens oficiais do ANUÁRIO CASACOR Santa Catarina, incluindo 17 capas da maior mostra de arquitetura e paisagismo das Américas.
Seu trabalho ultrapassa a documentação de projetos arquitetônicos. Lio captura a essência de cada ambiente, destacando texturas, detalhes e composições que tornam os espaços únicos. Com um estilo marcado pela simplicidade e precisão, suas fotografias se tornaram referência em revistas, livros e campanhas publicitárias, contribuindo para a valorização do design e da arquitetura no Brasil.
No campo das artes visuais, o trabalho de Lio se desdobra em exposições que dialogam com diferentes temas e sentimentos. Em “Por trás da Passarela”, mostrou os bastidores do mundo da moda; em “Nuvens”, capturou a sutileza das transformações do céu; e em “Íntimos”, trouxe reflexões profundas sobre emoções e vulnerabilidades. Seu reconhecimento também alcançou o cenário internacional com sua participação na Exposição Coletiva do "Forum Economico e Culturale Italia-Brasile", exibida em Florianópolis, Rio de Janeiro e Roma.
Lio Simas segue como um nome marcante na fotografia de arquitetura, unindo técnica e sensibilidade para criar imagens que destacam a beleza e a essência dos espaços retratados.
Na Suíte Despertar, Matheus Xavier resgata memórias afetivas em um home office com máquina de escrever do pai, refletindo sobre tempo, família e trabalho; registro de Lio Simas.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI