00:00
21° | Nublado

Lagoa do Peri garante selo pela nona vez
Entrega do reconhecimento internacional foi realizada na última sexta-feira, 01, em Salvador

Selo Bandeira Azul reconhece mais uma vez os esforços de preservação e sustentabilidade da Lagoa do Peri, no sul de Florianópolis.. (Foto: Divulgação/Ambientes em Rede)

Publicado em 05/11/2024

A Praia da Lagoa do Peri, localizada dentro do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, na região sul de Florianópolis, recebeu, na última sexta-feira, 01 de novembro, pela nona vez, o reconhecimento internacional do selo Bandeira Azul. O prêmio, válido para a temporada 2024/2025, atesta a qualidade das ações de recuperação e conservação ambientais desempenhadas no espaço, e foi entregue em cerimônia ocorrida em Salvador, na Bahia, pelo Instituto Ambientes em Rede.

“Sem dúvidas a certificação abre muitas portas para que as pessoas compreendam a gestão que é realizada neste espaço. É um comprometimento que passa pelo cuidado com a estrutura, pelas ações de educação ambiental junto aos visitantes e comunidade, pela preservação dos mananciais, da fauna e da flora”, comenta a representante da Floram no evento de recebimento do selo, Alessandra Pelizzaro Bento. 

A Bandeira Azul é a maior premiação global da área, podendo ser concedida à praias, marinas e embarcações. Entre os critérios avaliados, estão as boas condições de limpeza da praia, estrutura adequada de sanitários e equipamentos de coleta de resíduos, o monitoramento de habitats sensíveis, oferta de serviços e segurança, além da qualidade da água e a inexistência de poluentes nos mananciais. 

“Essa é uma conquista que soma-se a uma série de vitórias para o MONA Peri. Recentemente, finalizamos o plano de manejo da Unidade de Conservação, que vai garantir um uso mais apropriado e ambientalmente sustentável da área. Ainda este ano, efetuaremos melhorias na estrutura de recebimento do público. Ter a Bandeira Azul garantida mais uma vez coroa todo esse esforço empenhado para a plena conservação de uma das maiores riquezas da cidade”, salienta o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Eduardo Sardá. 

O hasteamento da bandeira na Lagoa do Peri deve ocorrer até o final do mês de novembro, com possível inspeção antes do hasteamento. 

"O manancial da Lagoa do Peri é um local que cada vez mais mostra sua importância para a Capital. Seja pela sua beleza cênica ímpar, pelo papel significativo que cumpre como fonte de abastecimento de água potável ou ainda pelo impacto direto para o equilíbrio do ecossistema da região. É um honra ver que o cuidado de toda uma equipe com esse bem tem gerado bons resultados”, enfatiza a presidente da Floram, Christiane Egger Catucci.

 

 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI