00:00
21° | Nublado

Laboratório de Projetos é criado na Capital
Iniciativa visa apoiar o terceiro setor na captação de recursos públicos para causas sociais

O laboratório já auxiliou instituições como o Projeto Escola de Futebol Monte Serrat, garantindo recursos e suporte na documentação. (Foto: Hélio Ramos)

Publicado em 03/11/2024

Em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), a Câmara Municipal de Florianópolis criou o Laboratório de Projetos. A iniciativa tem como objetivo principal apoiar entidades do terceiro setor que atuam em causas sociais, promovendo o bem-estar da população na elaboração de projetos voltados para emendas impositivas parlamentares através da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano seguinte, uma  ferramenta essencial para a destinação de recursos públicos.

Além de avaliar a elaboração de projetos para as emendas, o Laboratório também identifica editais voltados para organizações da sociedade civil e os envia por e-mail para as entidades cadastradas. Com isso, os analistas oferecem suporte na captação de recursos, desenvolvimento de projetos financeiros, fornecimento de contas e regularização de documentos, facilitando o processo para as organizações envolvidas.

O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, João Cobalchini, destaca que o novo serviço ofertado pelo Legislativo permite assistência técnica gratuita, promovendo a cidadania e a inclusão social. “Esse é o papel da Câmara, ajudar fundações, associações, e organizações não governamentais que estão na ponta nas comunidades a desempenharem também um papel fundamental na promoção social, atuando no desenvolvimento econômico e na inclusão social”, afirma Cobalchini. 

Desde que iniciou suas atividades, o Laboratório de Projetos conta com estudantes do Centro Socioeconômico da UFSC (CSE/UFSC), supervisionados por professores especialistas, tendo sido um aliado para várias instituições em busca de apoio. Um exemplo é o Projeto Escola de Futebol e Inclusão Social Monte Serrat, uma organização sem fins lucrativos que promove o esporte entre jovens. Joelson Veloso, fundador e professor, explica como o laboratório foi essencial para organizar a documentação necessária e garantir o acesso aos recursos da emenda conquistada pela instituição. “Como era o nosso primeiro ano, eu fui buscar informações, no qual fui muito bem atendido pelos jovens que estavam lá e consegui sanar as dúvidas que eu tinha. Sei da importância que esse laboratório tem, pois ele minimiza e nos ajuda a não cometer erros. Então eu vejo que essa ideia é uma grande saída para que tudo ocorra corretamente”.

Outro exemplo é o Instituto Reverbera, uma organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento humano e comunitário, com foco no combate à desigualdade social. De junho a setembro de 2024, o Instituto foi contemplado com uma emenda parlamentar impositiva e, durante o processo, surgiram dúvidas sobre a documentação necessária. 

A CEO e fundadora do Instituto, Rosângela Costa, buscou apoio no Laboratório e elogiou a iniciativa. “Os analistas esclareceram todas as nossas dúvidas com relação a prestação de contas. Recomendo às demais instituições, além disso, após o atendimento, eles ficam com o nosso e-mail e encaminham também apoios às instituições através de editais para que possam se submeter a outros caminhos de captação”.

O professor Maurício Fernandes Pereira, supervisor técnico e subcoordenador do Laboratório de Projetos, reforça a importância da iniciativa: “De nada adianta existirem emendas impositivas dos vereadores ou outros editais de projetos abertos se as entidades não tiverem o conhecimento necessário para aproveitá-las. Com certeza, esse Laboratório é um ganho para a sociedade. Nosso sonho é que essas organizações consigam caminhar sozinhas”.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI