Justiça suspende licença do Parque Urbano e Marina de Florianópolis
TRF4 determina que Ibama revise o licenciamento antes do avanço da obra

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou a suspensão do licenciamento ambiental do Parque Urbano e Marina de Florianópolis. A decisão, cumprida pela 6ª Vara Federal da capital catarinense, estabelece que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve se manifestar sobre o processo antes da continuidade das intervenções.
A medida atende a uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF). O desembargador federal Roger Raupp Rios destacou a necessidade de garantir que os órgãos ambientais tenham utilizado todas as ferramentas adequadas para avaliar o projeto. Segundo ele, é essencial que o Ibama seja consultado para confirmar se a análise da licença ambiental cabe à instituição, devendo o órgão se posicionar no prazo de 30 dias.
A Prefeitura de Florianópolis afirmou que tomará as providências necessárias para manter o entendimento de que a responsabilidade pelo licenciamento é do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O município também informou que a expectativa é de que a assinatura da ordem de serviço ocorra até março.
Projeto sem data para início
O Parque Urbano e Marina da Beira-Mar Norte é aguardado há mais de uma década pela população. Com investimento estimado em R$ 193 milhões, o projeto abrange uma área de 440 mil m² e inclui uma marina para 500 embarcações (470 privadas e 30 públicas), além de um parque urbano com espaços de lazer, quadras esportivas, pista de skate e um centro comercial voltado para bares e restaurantes.
Para viabilizar a construção, está prevista a dragagem de 267 mil metros cúbicos, permitindo a criação do estacionamento náutico. Apesar da expectativa, o início das obras segue indefinido.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
