00:00
21° | Nublado

Justiça exige desbloqueio do transbordo de resíduos no Itacorubi

Foto: Reprodução/Internet

Publicado em 21/09/2021

Em decisão na tarde desta terça-feira, 21, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina determinou o imediato desbloqueio do Centro de Valorização de Resíduos (CRV), no Itacorubi, por parte do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Florianópolis (Sintrasem).

O local é utilizado para fazer o transbordo dos resíduos coletados na cidade. Caminhões que fazem a coleta descarregam no local para que carretas maiores possam levar o material até o aterro sanitário. Atualmente, o sindicato está impedindo a passagem de caminhões da empresa privada que recolhe o lixo no Norte da Ilha e Continente, impedindo que eles retornem para buscar mais resíduos.

Na decisão, o juiz Sérgio Roberto Baasch Luz lembrou que já havia outra decisão judicial impedindo o sindicato de realizar qualquer bloqueio no local e que, portanto, os grevistas estão descumprindo determinação da justiça. 

A Comcap deliberou greve na manhã desta terça-feira por não concordar com a terceirização do serviço de coleta. Com essa, já são 5 greves em dois anos, 21 dias de paralisações na cidade.

De acordo com o Procon de Florianópolis, a ação é ilegal e ignora as diretrizes e requisitos estabelecidos na Lei. Destaca ainda que "o Município não foi comunicado com antecedência mínima de 72 horas acerca da efetiva deflagração do movimento, uma vez que os serviços realizados pela Comcap são caracterizados como essenciais".

A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), juntamente com o secretário de Segurança Pública, Araújo Gomes, foi ao local fazer o cumprimento da determinação da Justiça e abriu diálogo com os manifestantes que insistiram em descumprir a determinação e desobstruir o local. Na ocasião, três agentes da Guarda Municipal foram agredidos pelos manifestantes durante a tentativa de desobstrução.

Clique AQUI para assistir aos vídeos (contém cenas fortes).

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp