00:00
21° | Nublado

Jovens ganham nova oportunidade no rugby
Projeto do Desterro Rugby Clube beneficiará cerca de 90 jovens na capital

Com apoio da Eletrobras, Desterro Rugby Clube amplia acesso ao esporte. (Foto: Divulgação)

Publicado em 20/02/2025

A Eletrobras está ampliando seu investimento no esporte como ferramenta de inclusão social em Santa Catarina. A empresa, que já apoia iniciativas nas modalidades de natação, polo aquático e tênis, agora estabelece uma nova parceria em Florianópolis para fomentar o rugby entre jovens de 12 a 18 anos, matriculados no ensino fundamental e médio, tanto na rede pública quanto na privada. Coordenado pelo Desterro Rugby Clube, o projeto “Desterro Rugby na Ilha” deve beneficiar cerca de 90 participantes ao longo do ciclo 2025.

A iniciativa não apenas incentiva a prática do rugby e a descoberta de novos talentos para o cenário estadual e nacional, mas também promove a cidadania, o desenvolvimento de habilidades comportamentais e a melhoria no desempenho escolar, ao reduzir o tempo ocioso dos jovens.

"O patrocínio ao projeto Desterro Rugby na Ilha se soma a outras importantes iniciativas apoiadas pela Eletrobras, reforçando nossa crença no esporte como uma força transformadora. Essa energia vibrante impulsiona novos talentos e fortalece as comunidades onde atuamos", destaca Renata Petrocelli, gerente executiva de Marca, Marketing e Reputação da Eletrobras.

Os treinamentos ocorrem no contraturno escolar no campo de rugby da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Tapera. Seis turmas, com 15 alunos cada, são organizadas conforme faixa etária e gênero. As atividades acontecem três vezes por semana, com duração de duas horas por sessão.

“O rugby é uma modalidade olímpica, disputada em mais de 120 países, e vem crescendo no Brasil. Florianópolis tem tradição no esporte com o Desterro Rugby Clube e, recentemente, o Joaca Rugby Clube também chegou à elite nacional. Nesse contexto, o apoio da Eletrobras é essencial para o desenvolvimento dos jovens e a formação de novos talentos na região”, afirma Daniel Xavier Danielewicz, diretor técnico do Desterro Rugby.

Iniciativa busca desenvolver talentos e promover inclusão social.

 

Esporte e Inclusão Social

A Eletrobras também patrocina outras iniciativas esportivas voltadas à inclusão de crianças e adolescentes. O Projeto Natação e Polo Aquático para Todos (NPA), desenvolvido pela Associação de Polo Aquático da Universidade Federal de Santa Catarina (Apaufsc), atende aproximadamente 400 crianças entre 6 e 14 anos em situação de vulnerabilidade.

Além disso, a subsidiária Eletrobras CGT Eletrosul, localizada em São José, apoia o Programa Campeões da Vida, promovido pelo Instituto Guga Kuerten (IGK). O projeto, que ocorre no contraturno escolar, oferece oficinas de tênis e esportes complementares, além de suporte interdisciplinar com profissionais de educação física, psicologia e serviço social. As atividades são realizadas duas vezes por semana na sede social da empresa no Sertão do Maruim, beneficiando cerca de 400 alunos entre 7 e 15 anos em cinco núcleos na Grande Florianópolis.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI