00:00
21° | Nublado

Passarelas foram retiradas e estão sem previsão de retorno
E as de estruturas metálicas oferecem perigo no dia a dia de ciclistas e pedestres

Cadê a passarela que estava ali? (Fotos: HBN/Imagem da Ilha)

Publicado em 12/04/2021

Há algumas semanas um fato vem nos chamando a atenção: a situação das passarelas na Avenida Beira-Mar Norte e na Avenida da Saudade, próximas ao Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Estão em estado precário, uma delas, inclusive, foi retirada e só sobraram os pilares de sustentação. A placa da Prefeitura indica que as passarelas estão em obras, o que não está ocorrendo, e não informa data de início e nem de previsão de conclusão.
 

Placa da Prefeitura de Florianópolis não indica início das obras e previsão de conclusão

 

Diante disso, entramos em contato diversas vezes com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, através do secretário da pasta, Valter Galina, e de sua assessoria de imprensa, para obter informações sobre essas obras, mas não recebemos retorno.

Nossos questionamentos foram:

Por que as obras estão paradas?

Desde quando as obras estão paradas?

Por que a placa não informa a data de início e previsão de conclusão das obras?

Em relação à estrutura da passarela que foi retirada e hoje só tem as vigas de sustentação, quando isso ocorreu e quando a passarela será remontada?

 

Passarela sobre a Avenida da Saudade em estado de calamidade


Resposta inconsistente

Somente nesta tarde, após muita insistência, recebemos a seguinte nota da assessoria de imprensa:

"A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura, já notificou a A J Montagem e Serralheria Eirelli - EPP, que vinha executando a restauração das duas passarelas metálicas próximas ao Centro Integrado de Cultura (CIC), e vai iniciar o processo de rescisão do contrato por descumprimento do prazo por parte da empresa. Após esta etapa, as obras serão relicitadas."

Como você, leitor, pode ver, são informações extremamente vagas, que não condizem com o papel da Prefeitura da Capital, de informar a população sobre o andamento real das obras.

Inversão de valores

Outro fato de bastante relevância é que, em vez de priorizar obras municipais como essa, a Prefeitura da Capital está dando prioridade para as obras da Via Expressa Sul - a Rodovia Governador Aderbal Ramos da Silva (SC-401), entre o Saco dos Limões e a Costeira do Pirajubaé, ao obter a concessão do Governo do Estado.

Como assim, secretário Valter Gallina e prefeito Gean Loureiro? Queremos respostas aos nossos questionamentos!

Da redação


Leia mais: Beira-Mar Sul será implantada na Capital

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!