00:00
21° | Nublado

Inauguração do Primeiro Teatro do Monte Cristo é potencializada pelo IVG

Teatro/auditório do CEDEP é o primeiro espaço para apresentações localizado em uma comunidade vulnerável de Florianópolis. (Crédito da foto: IVG/Divulgação)

Publicado em 21/06/2021

O Monte Cristo, bairro localizado na região continental de Florianópolis, vai ganhar um espaço para receber espetáculos e apresentações. O primeiro teatro localizado no bairro (e em uma região de vulnerabilidade em Florianópolis) será inaugurado no Centro de Educação Popular, o CEDEP, nesta quarta e quinta-feira, dias 23 e 24.

O espaço tem capacidade para 100 pessoas e é um desejo antigo, tanto da instituição, quanto da comunidade. “É um sonho realizado. É o CEDEP oportunizando eventos culturais e de formação. Contribuindo para o desenvolvimento territorial”, comemora Maria Marlene, coordenadora geral do CEDEP.

A instituição foi criada em 1987, pelo idealizador Padre Vilson Groh e tem uma trajetória de desafios e conquistas.

Desde a década de 90 o CEDEP dedica-se a ofertar para as crianças, adolescentes e jovens do Monte Cristo uma formação artística e cultural, com atividades como dança, música, teatro e manifestações culturais. A quantidade de apresentações já realizadas é imensurável, mas sabe-se que, em sua grande maioria das vezes, os espaços onde elas foram realizadas eram externos ao território. Com o sonho de um teatro/auditório e um espaço artístico próprio, os educandos do CEDEP poderão apresentar o resultado dos seus trabalhos para a comunidade dentro do próprio território.

A iniciativa pretende estimular eventos culturais e de formação na região, oportunizando aos produtores culturais o acesso a um espaço de eventos e, aos moradores, o acesso a diferentes apresentações, palestras e espetáculos. “A inauguração do teatro/auditório representa um momento divisor de águas para o CEDEP e o território do Monte Cristo. Com ele ampliamos as possibilidades de atendimento para eventos e cultura, e incentivamos o acesso de uma população que não tem uma aproximação facilitada nos teatros e espaços culturais da cidade, a conviver e frequentar eventos artísticos, culturais ou mesmo palestras e debates. A partir de um espaço que pode ser apropriado pelas pessoas da comunidade, a arte e a cultura também passam a fazer parte do cotidiano delas”, explica Cayo Louran, coordenador de projetos do CEDEP. 

A construção do teatro/auditório foi financiada com recursos do Itaú Social e a mobília do espaço foi financiada pelo Consulado do Japão.

A inauguração do espaço seguirá todos os protocolos sanitários e respeitará o decreto vigente em Santa Catarina. Serão realizadas apresentações culturais dos educandos da organização nos dias 23 e 24 de junho.

Conheça mais sobre o CEDEP acessando AQUI.


Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!