HOF promove encontro entre mãe de doador e receptores de córneas
Na Semana de Doação de Órgãos, o hospital celebra histórias de vidas transformadas pela doação de córneas, devolvendo esperança e visão
Repleto de esperança e emoção, o HOF deu início à Semana da Doação de Órgãos de forma especial com o II Encontro dos Transplantados. O evento, que reuniu cerca de 60 pessoas na tarde de segunda-feira (23), no auditório do Hospital de Olhos de Florianópolis, proporcionou um espaço de troca, onde os participantes puderam se informar, expressar sentimentos e compartilhar experiências de vida.
A segunda edição do Encontro foi aberta pelo Dr. Ernani Garcia, Diretor e Responsável Técnico do HOF, ao lado do Dr. Joel de Andrade, Coordenador da SC Transplantes. Nessa parceria, a enfermeira Helayne Bezerra, da SC Transplantes, explicou as etapas e processos da distribuição de córneas, enquanto a enfermeira Clarissa Pucci apresentou a logística do HOF para garantir a segurança e eficiência nos transplantes de córnea.
Repleto de esperança e emoção, o evento que já era amado em 2018, quando teve a primeira edição, voltou com uma novidade: a presença de Andresa Regina dos Santos, mãe de um doador. Com a mesma generosidade que a fez dizer “sim” para a doação de órgãos do seu filho, que faleceu em 2022 num acidente de moto aos 19 anos, compartilhou um depoimento tocante: “Nunca tinha conhecido um transplantado. Fiquei profundamente tocada ao ver de perto o impacto transformador e de esperança que é a decisão de doar”.
Emoção e esperança marcam o II Encontro dos Transplantados no HOF, que reuniu receptores de córneas e a mãe de um doador, celebrando o poder transformador da doação de órgãos.
“O Encontro de Transplantados dá luz ao que precisa ficar nítido o ano inteiro: doar salva vidas, e um simples ‘sim’ pode mudar muitas histórias”, resumiu o Dr. Ernani Garcia. Ao reunir pacientes, profissionais da saúde e uma família doadora para um dia de conversas, aprendizado e informação, o HOF reforça que cada doação devolve mais do que a visão, ela restaura a esperança.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI