História das lavadeiras de Florianópolis é celebrada
Solenidade destaca a contribuição das lavadeiras para a formação da comunidade local

A Assembleia Legislativa promoveu, na noite de quarta-feira (13), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, um ato parlamentar em homenagem às lavadeiras de Florianópolis, com foco nas pessoas que desempenharam esse ofício na comunidade do Monte Serrat.
Conforme o propositor do evento, deputado Marquito (Psol), a solenidade buscou destacar a contribuição do grupo para a sociedade local.
“Esta não é uma solenidade qualquer, é um ato de reconhecimento e de justiça histórica. As lavadeiras do Monte Serrat são mulheres que deram sua vida, que foram resilientes, foram fortes e construíram uma sociedade. Foram o fundamento da construção dessa cidade e precisam ser reconhecidas como tal. Com as suas mãos, elas lavaram não apenas roupas, mas também moldaram a identidade de uma comunidade”, disse.
Livro sobre as lavadeiras
Durante o evento, também foram destacados os criadores do livro infantil "Lava, Lavadeira na Pedra da Cachoeira", a escritora Priscila Freitas e o ilustrador Péricles Silva dos Santos.
Na ocasião, eles apresentaram suas considerações sobre a obra. “Escrever esse livro, para mim, como mulher negra e periférica, foi um ato político, um ato de reparar o que muitos livros didáticos não falam sobre essas mulheres. E a gente precisa falar de nós, para nós, como sujeitos de direitos, como sujeitos dessa sociedade florianopolitana. Precisamos estar em todos os espaços e falar sobre todas as coisas que precisamos falar”, disse Priscila.
“Esse é mais do que um livro. A gente costuma valorizar tudo o que vem de fora, tudo o que é globalmente aceito. O que construímos é algo para o nosso quintal, para valorizar a nossa cultura local. E fazer parte dessa obra é, para mim, uma oportunidade muito bonita, que eu trato com muito carinho. Eu me sinto muito privilegiado por termos feito isso, porque é mais uma ferramenta no panteão dos livros que são utilizados em sala de aula para educar crianças”, declarou Santos.
As homenageadas
Osmarina Cardoso de Almeida (Dona Quena)
Isolete Gonçalves Souza
Selma Ramos Barbosa
Catarina Barbosa (in memoriam)
Daura Coelho Veloso (in memoriam)
Sudenir Hilária Sestrem
Paulina Pedrini Táboas (in memoriam)
Felisbina Táboas Costa (in memoriam)
Darcy Vitória de Brito
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
