00:00
21° | Nublado

Grupo Habitasul: Avanços sustentáveis e desenvolvimento excepcional
Evolução de mais de 300% na receita líquida em relação a 2022

Resultados da empresa em 2023 mostram redução de impactos ambientais em todas as operações e avanços do compromisso social por meio de parcerias locais. (Foto: Divulgação)

Publicado em 23/07/2024

A quarta edição do Relatório de Sustentabilidade ESG do Grupo Habitasul, com os resultados da empresa em 2023, demonstram que as metas estabelecidas de inovar, melhorar a qualidade de vida das pessoas e preservar o meio ambiente foram não somente cumpridas, mas superadas em sua maioria. “Nosso Relatório evidencia o compromisso contínuo com a transparência e com a responsabilidade social e ambiental, além de celebrar os progressos alcançados. Também destaca os desafios futuros e os planos para continuar promovendo o bem-estar e a preservação ambiental em nossos projetos”, afirma o diretor-presidente da companhia, Sérgio Ribas.

Desenvolvedor de Jurerê in_ desde a década de 1980 no Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, e empreendimentos imobiliários no Rio Grande do Sul, o Grupo Habitasul também experimentou um expressivo crescimento em 2023, um aumento de mais de 300% na receita líquida em relação a 2022, além de melhorias no desempenho econômico-financeiro e na redução do endividamento.

Para o diretor-presidente Sérgio Ribas, o bom desempenho em todas as áreas de atividade da empresa é resultado “de um trabalho contínuo para inovar, melhorar a qualidade de vida das pessoas e preservar o meio ambiente. Estamos convencidos de que esses esforços conjuntos são essenciais para garantir a longevidade dos nossos negócios e nosso protagonismo nos mercados em que atuamos”.

PRESERVAÇÃO E URBANISMO
O cuidado com o meio ambiente é destaque no Relatório de Sustentabilidade 2023 do Grupo Habitasul. “Um dos bons exemplos disso são as práticas de desenvolvimento urbano implementadas no ano passado, com a redução de impactos ambientais em todas as nossas operações. Destaco o 2º Inventário de Gases de Efeito Estufa, que quantificou as emissões em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, evidenciando uma redução de 14,64% nas emissões indiretas, devido à menor utilização de energia elétrica em nossa estação de tratamento de água”, explica Sérgio Ribas.

Já o urbanismo sustentável é uma evidência em Jurerê Internacional, empreendimento criado na década de 1980, com planejamento arquitetônico, urbanístico e ambiental revolucionário, hoje reconhecido no Brasil e no exterior pela qualidade de vida, segurança e conexão com a natureza. Entre as principais ações realizadas no bairro em 2023, se destacam um Diagnóstico sobre as características naturais da região, uma nova estrutura de governança para o projeto urbanístico das novas etapas e o avanço nos estudos e cenários para urbanização, saneamento, áreas públicas e mobilidade.

Também foram aprovados projetos com o da Praça São Francisco e do Parque Central junto à Prefeitura de Florianópolis, sendo que o Parque já teve seu início de implantação. Outro ponto relevante foi o desenvolvimento, juntamente com as empresas CFL e Unique, de um projeto de arquitetura para a orla de Jurerê, que teve a praia alargada pela Prefeitura de Florianópolis no início deste ano de 2024.

“Nesse aspecto, estamos também ativamente envolvidos na gestão da orla de Jurerê Internacional, participando de um comitê que aborda temas como a qualidade das águas, a segurança e a expansão da praia”, informa Sérgio Ribas.

Outro comitê instituído foi o de Inovação, que conduz o tema da Companhia. Foram criadas três redes de inovação: cidades inteligentes, experiência do cliente e saneamento. Essas frentes trabalham para oferecer soluções ágeis e eficazes aos desafios dos empreendimentos e se reportam ao Comitê de Inovação.

E o Saneamento tem papel fundamental quando se trata de urbanismo sustentável. Por isso, em 1981 o Grupo Habitasul deu início às atividades do Sistema de Água e Esgoto de Jurerê Internacional, que hoje é um modelo para bairros-balneários e atende mais de 20 mil pessoas com a Estação de Tratamento de Água (ETA) e 18,5 mil com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).


INTEGRAÇÃO À COMUNIDADE
Em 2023, o Grupo Habitasul estreitou ainda mais os laços com a cidade de Florianópolis, onde desde a década de 1970 integra e participa de movimentos e entidades que buscam soluções para o futuro da Capital catarinense. E no ano passado, quando a cidade comemorou 350 anos de fundação, a empresa adotou, construiu e agora está fazendo a manutenção da Praça do Forte São Luís, numa das áreas mais nobres da cidade, a Avenida Beira Mar Norte.

Além disso, o Relatório destaca a realização de um inventário florestal em Jurerê in_, o Plano Diretor de Arborização Urbana, que foi entregue à Prefeitura de Florianópolis. Foram realizadas também quatro edições de limpeza da praia de Jurerê, por meio do Projeto Dazum Banho, criado pelo Grupo Habitasul.

“Reforçamos nosso compromisso social através de parcerias locais, programas educacionais e de capacitação, bem como iniciativas de desenvolvimento comunitário. O Programa Transforma realizou investimentos significativos nas comunidades de Jurerê e Ratones, no Norte da Ilha de Santa Catarina”, diz Sérgio Ribas.

Sobre o desempenho do Relatório de Sustentabilidade 2023, o diretor-presidente da empresa afirma que “celebramos esses resultados positivos, mas permanecemos atentos aos desafios futuros. Olhando para o amanhã, renovamos nosso compromisso de continuar inovando e trabalhando em conjunto com todos os nossos stakeholders para construir um futuro sustentável”.

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045