00:00
21° | Nublado

Gripe, Covid e mais: Floripa mobiliza mutirão de vacinação
Ação ocorre neste sábado (10), das 8h às 17h, com mais de 30 pontos abertos em toda a cidade

Com baixa adesão, Florianópolis promove Dia D da vacinação neste sábado (10) em mais de 30 locais da cidade, das 8h às 17h. (Foto: Arquivo/Gilberto Marques)

Publicado em 07/05/2025

A capital catarinense realiza neste sábado (10) o Dia D da vacinação, com atendimento especial voltado à prevenção da gripe, da Covid-19 e de outras doenças respiratórias. A ação ocorrerá das 8h às 17h em mais de 30 locais distribuídos pelos bairros de Florianópolis.

Entre os pontos de vacinação estão todas as unidades de saúde da cidade, além de espaços estratégicos como o Imuniza Floripa (Policlínica da Mulher e da Criança), a van da vacinação estacionada no Ticen e a sala de vacinas do Sesc Prainha.

Desde o início da campanha estadual, em 7 de abril, a cidade já aplicou 44.018 doses contra a Influenza. No entanto, pouco mais de 20% do público prioritário — crianças com menos de seis anos, gestantes, puérperas e idosos — foi imunizado. O objetivo do Dia D é justamente ampliar esse índice de cobertura.

O imunizante oferecido pelo SUS é a vacina trivalente, que protege contra três tipos de vírus da gripe: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Após a aplicação, a proteção começa a fazer efeito em cerca de 15 dias, sendo capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e mortes.

O secretário de saúde da capital, Almir Gentil, alertou para o aumento dos atendimentos e internações por infecções respiratórias, especialmente entre crianças e adultos, e reforçou a importância da vacinação: “Estamos em alerta. Nossa meta está muito aquém do ideal, e a vacina continua sendo a melhor forma de proteção, principalmente para os mais vulneráveis”.

Atualização de outras vacinas também será possível

Além das vacinas contra a gripe e a Covid-19, a população poderá aproveitar o Dia D para colocar em dia outras imunizações de rotina, como Pneumo 10, DTPA, Pentavalente, Meningo ACWY, Rotavírus, BCG, HPV, Hepatite A e B, Febre Amarela, VIP/VOP e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identidade com foto. Em caso de sintomas gripais ou dúvidas, a orientação é ligar para o Alô Saúde pelo número 0800 333 3233 antes de ir até o posto e utilizar máscara para reduzir o risco de contágio.

Confira abaixo os locais de vacinação disponíveis neste sábado:

Região Continental:

Jardim Atlântico

Abraão

Vila Aparecida

Novo Continente

Monte Cristo

Balneário

Região Norte:

Barra da Lagoa

Cachoeira do Bom Jesus

Santo Antônio de Lisboa

Ingleses

Rio Vermelho

Canasvieiras

Região Central:

Prainha

Saco Grande

Saco dos Limões

Pantanal

Trindade

Itacorubi

Agronômica

Monte Serrat

Região Sul:

Campeche

Tapera

Costeira

Rio Tavares

Pântano do Sul

Lagoa da Conceição

Fazenda do Rio Tavares

Costa da Lagoa

Pontos extras:

Imuniza Floripa – Policlínica da Mulher e da Criança

Van da Vacinação – Terminal TICEN

Sala de Vacinas – Sesc Prainha

 

 

 

 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI