00:00
21° | Nublado

GMF comemora 17 anos com nova base
Norte da Ilha terá novo espaço estratégico

GMF comemora 17 anos com nova base
Prefeitura de Florianópolis entrega nova base da GMF na região Norte e novas viaturas (Fotos: Leonardo Sousa e Allan Carvalho/PMF)

Publicado em 28/05/2021

Canasvieiras foi o local escolhido para abrigar o novo ponto  e reforça o policiamento de proximidade promovido pela corporação em diversos bairros

O Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, entregou oficialmente, na na noite da última quinta-feira, 28/05, uma nova base operacional da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), a força policial da Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Florianópolis. Com mais de 10 mil habitantes e localizada a 27 quilômetros da região central, o bairro Canasvieiras, no Norte da Ilha, foi o bairro escolhido para sediar o ponto. A nova Central conta com a atuação de 22 agentes e com a alocação de cinco viaturas fixas. 

O Prefeito Gean Loureiro também entregou as 14 novas viaturas adquiridas via locação, em substituição de veículos mais antigos. A cerimônia fez parte da comemoração dos 17 anos de criação da GMF na Capital. “Temos muito orgulho de tudo que estamos conquistando nesse momento, que são frutos de um longo e sério trabalho realizado nos últimos anos. Desejo vida longa à nossa GMF e que possam continuar sendo referência para a nossa metrópole”, comentou o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

A nova base já está em pleno funcionamento e após a solenidade, deu início a sua primeira ação no Norte. Os agentes realizaram neste uma blitz educativa para se apresentar à população. O trabalho na região seguirá promovendo o policiamento de proximidade, à exemplo do que vem sendo realizado em outros bairros pela GMF, o que inclui rondas no entorno do comércio, praças e parques, por exemplo. 

“Com mais essa conquista, a cidade, em especial a região Norte adquire uma nova força para garantir a segurança e ordem pública. Com um crescimento acelerado que atrai cada vez mais, moradores e turistas, se faz necessário esse reforço. Sem dúvida, um grande avanço para nossa corporação. Estamos comemorando esse momento com muito trabalho, como tem que ser”, explica o Secretário de Segurança Pública de Florianópolis, Araújo Gomes (ao centro da foto).

Com 36 bairros distribuídos em cinco distritos, o Norte da Ilha é a região mais populosa da Capital. Com um ecossistema de turismo muito demandado por conta dos seus balneários e ampla infraestrutura de hotelaria e gastronomia, a localidade registra um amplo crescimento demográfico, fazendo com que seja necessária uma ampla rede de segurança para atender a sua população local.

“Além do próprio bairro Canasvieiras, todo o entorno e bairros vizinhos serão impactados positivamente a curto e longo prazo através dessa nova realidade que será construída com esse reforço no policiamento da região. Nossos votos são para que a população comte conosco sempre que precisar e em qualquer lugar”, finaliza o Comandante da Guarda Municipal, o agente Brasil.

Mais cedo, ainda na tarde da última quinta-feira, na base da corporação localizada na região Continental, agentes das primeiras turmas receberam homenagens em prol do seus trabalhos realizados nos últimos anos.

Sobre a atuação da GMF

Tendo a sua primeira turma formada em maio de 2004, a Guarda Municipal de Florianópolis completou 17 anos com diversos trabalhos em prol da segurança pública na cidade. A corporação conta com a Ronda Ostensiva do Município de Florianópolis (ROMU) e com o Núcleo de Operações com Cães (NOC). 

A instituição realiza a Blitz da Lei Seca, e do Sossego, Operações A Praça é Nossa, Fio Desencapado, além do projeto Guardião. A GMF também participa diariamente da força-tarefa multisetorial que fiscaliza o cumprimento das medidas de controle da pandemia na Capital. Ao todo, a corporação conta com 182 agentes integrados ao seu efetivo.