Futuro da Lagoa da Conceição em debate na Alesc
Impactos ambientais e sociais serão discutidos em audiência pública

A situação ambiental da Bacia da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, será debatida em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de SC (Alesc), nesta segunda-feira, a partir das 18h, no plenarinho. A realização da audiência é uma iniciativa do presidente da Comissão, deputado Marcos José de Abreu - Marquito (PSOL), que é engenheiro agrônomo e ambientalista.
“A Bacia hidrográfica da Lagoa da Conceição faz parte de um mosaico de diversos ecossistemas integrados, sendo o meio aquático da Lagoa da Conceição mas também a Unidade de Conservação, o Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição”, explica o deputado.
Ele lembra que, em 25 de janeiro de 2021 “ocorreu o maior crime socioambiental de Florianópolis, com o rompimento do reservatório da Estação de Tratamento de Esgoto da Lagoa da Conceição, implicando na contaminação do meio aquático, do solo e dos animais”. Na época, muitas famílias perderam suas casas e outros bens materiais, além de sentirem medo, ao vivenciarem o desastre ambiental.
Em junho de 2021, a CASAN passou a bombear efluente desse reservatório para as Dunas do Parque, como medida emergencial para evitar um novo extravasamento. Quatro anos depois, os canos continuam lá.
Segundo o deputado ambientalista, “enquanto essa situação não é resolvida, continuaremos sofrendo prejuízos materiais, ambientais, culturais e sociais.” E conclui: “ Precisamos que os poderes dêem respostas efetivas, e com essa audiência discutiremos as medidas necessárias para a reparação e mitigação dos impactos”.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
