Fundação Franklin Cascaes convida para um dia de memória e arte
Programação inclui oficinas, exposições, apresentações folclóricas e shows gratuitos em diversos pontos de Florianópolis

Na terça-feira (29), a Fundação Cultural Franklin Cascaes celebra 38 anos de atuação com um evento gratuito repleto de atrações culturais espalhadas por diversos pontos de Florianópolis. A programação inclui música, dança, oficinas, exposições e manifestações populares, marcando presença no Centro Histórico e na Lagoa da Conceição.
A manhã começa cedo no Terminal Integrado do Centro (TICEN), às 6h30, com o projeto “Acordando a Cidade”, apresentado pelo pianista Jair Petry. No local, o público também poderá conferir a exposição dos icônicos bonecos de Franklin Cascaes e vivenciar, ao vivo, a delicada arte das rendeiras da Ilha.
No Largo da Alfândega, a movimentação artística se estende das 9h às 16h. Entre as atrações, o público poderá assistir a apresentações de dança urbana, dança cigana, boi de mamão, taiko, canto indígena e folclore. O espaço também receberá a sanção da nova Lei que institui o Dia Municipal da Benzedeira e do Benzedor, fortalecendo o reconhecimento das tradições espirituais da cidade.
A música marca presença no Mercado Público, com dois shows gratuitos no vão central: ao meio-dia, Daniel Lemos se apresenta, e às 18h, é a vez de Cristian Alencastro encerrar a programação do dia no local. A Galeria do Mercado também abriga a exposição “Floripa em Movimento”, aberta das 12h às 18h.
Para quem busca experiências mais tranquilas, o Centro Cultural Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, abre as portas para a exposição “Trama Viva”, de Mônica Vieira de Alencar, das 13h às 19h. Já a Casa das Máquinas promove atividades ao longo de todo o dia, com destaque para sessões de meditação, dança de salão, ensaios teatrais e musicais.
Durante todo o dia, o Largo da Alfândega também abriga atividades fixas como feira de artesanato, oficinas de bordado, origami, cerâmica e literatura, além de um brechó, roda de benzedeiras e benzedores, contação de histórias e torneio de dominó. Para os pequenos, há programação especial de recreação infantil.
Outros destaques da programação incluem a exposição “Terra Berço”, da artista Asta dos Reis, na Galeria Vecchietti, aberta ao público das 12h às 18h, e a oficina de elaboração de projetos para exposições, cujas vagas já estão esgotadas.
Com uma programação diversa e pensada para todas as idades, a comemoração de 38 anos da Fundação Franklin Cascaes reforça seu papel como guardiã da cultura florianopolitana e promete envolver a cidade em um dia de celebração e memória.
Da redação
Fonte: PMF
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
