Fraude em pagamentos da Casan afeta moradores
Com o aumento de vítimas, Casan alerta sobre o risco de golpes no pagamento de contas

Sr. Romeu da Silva (nome fictício), de 62 anos, nunca imaginou que ao pagar sua conta de água, como faz todo mês, acabaria caindo em um golpe que lhe custou R$ 1.200. O morador de Florianópolis relata que, na noite de quinta-feira passada, ao acessar o site da Casan para pagar a fatura de água, seguiu o procedimento habitual: entrou no site da companhia, clicou para pagar via PIX e, ao abrir o QR Code, completou o pagamento. No entanto, ao verificar a situação na sexta-feira, teve uma surpresa desagradável.
“Fiquei completamente arrasado. Quando entrei no site da Casan e paguei como sempre, não imaginei que estaria caindo em um golpe. Descobri no dia seguinte que o valor foi desviado para outro CNPJ, e não para a conta da Casan”, conta o morador, que prefere usar um nome fictício, Sr. Romeu da Silva, visivelmente abalado.
De acordo com a Casan, o pagamento foi feito de forma errada e não entrou no sistema da empresa. No entanto, Sr. Romeu se questiona sobre a segurança do processo de pagamento disponibilizado pela empresa. “Eu sempre usei o QR Code para pagar, como eles oferecem no próprio site. Por que, então, isso não foi seguro? Como confiar em um sistema que não garante a segurança?”, indaga.
A situação, que parece estar se repetindo com outros consumidores, foi compartilhada entre moradores da região da Praia da Daniela, onde, segundo o Sr. Romeu, várias pessoas já relataram problemas semelhantes com pagamentos feitos para a Casan e até mesmo para a Celesc.
Diante do ocorrido, o idoso decidiu não ficar quieto e buscar uma solução. “Vou amanhã à Casan registrar um boletim de ocorrência e buscar justiça. Não posso perder esse valor assim, principalmente porque segui todas as instruções do site deles", afirma Sr. Romeu. Ele também critica a falta de garantias da empresa em relação à segurança de seus meios de pagamento online.
Procurada para comentar o caso, a Casan informou que está investigando a situação e reforçou a importância de os consumidores ficarem atentos ao endereço do site e aos detalhes no momento do pagamento. A empresa destacou ainda que, para maior segurança, recomenda que os usuários evitem clicar em links enviados por e-mail ou mensagens suspeitas.
Nota Casan:
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) reforça aos consumidores o alerta sobre fraudes que são aplicadas por meio de páginas falsas. Para garantir a segurança, a CASAN orienta que sejam usados exclusivamente para pagamento de fatura, ou emissão de segunda via, os Canais de Atendimento oficiais: site www.casan.com.br, portal eCASAN (e.casan.com.br) e o aplicativo CasanSC.
Além disso, ao efetuar o pagamento via QRCode pelo aplicativo bancário, o consumidor deve confirmar se o recebedor é a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), com o respectivo CNPJ (82.508.433/0001-17), direcionado a uma conta no Banco do Brasil. Caso algo pareça incorreto, o consumidor deve interromper o pagamento imediatamente e denunciar a fraude na Ouvidoria da CASAN.
Consumidores que tenham sido vítimas do golpe devem registrar um Boletim de Ocorrência e solicitar o estorno do valor junto à agência bancária.
Páginas oficiais da CASAN:
Site: www.casan.com.br
Portal eCASAN: e.casan.com.br
Aplicativo Casan SC (disponível para iPhone e Android).
Enquanto isso, a dor do prejuízo continua a assombrar o Sr. Romeu, que espera, com o registro do boletim de ocorrência, conseguir resolver o problema e evitar que outras pessoas passem pela mesma situação.
Dicas de segurança ao pagar contas pela internet:
-Verifique sempre o endereço do site (URL) para garantir que está acessando a página oficial.
-Desconfie de links enviados por e-mail ou mensagens.
-Prefira pagar diretamente nos aplicativos oficiais das empresas ou no site oficial, evitando plataformas de pagamento não verificadas.
-Caso perceba algo suspeito após um pagamento, entre imediatamente em contato com a empresa para tentar reverter a situação.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
